Free cookie consent management tool by TermsFeed
Notícias

Palestrante internacional abre, nesta quinta-feira, encontro em Rio do Sul


Data: 20 de junho de 2012
Fotos:
Créditos:


Referência internacional quando se fala em contabilidade pública, o consultor alemão Thomas Müeller-Marqués Berger fará, nesta quinta-feira, a palestra de abertura do 2º Encontro dos Contadores e Controladores Públicos, que deve reunir cerca de 500 participantes, no Parque Universitário Norberto Frahm, em Rio do Sul, numa promoção do Conselho Regional de Contabilidade (CRCSC) e da prefeitura local. Ele apresentará as conclusões de um trabalho, finalizado no ano passado, sobre a experiência de 33 países, dentre os quais o Brasil, no processo de convergência às Normas Internacionais de Contabilidade para o Setor Público (IPSAS, na sigla em inglês).

 Líder global da área da contabilidade do setor público da Ernst & Young, Müeller-Marqués Berger também falará sobre o atual estágio do setor público no Brasil quanto à conquista de governança e, por consequência, de transparência nos três níveis governamentais.

Com o tema “Gestão eficiente controle social”, o 2º Encontro Catarinense dos Contadores e Controladores Públicos também debaterá um assunto que hoje está nas manchetes dos jornais: a  Lei de Acesso à Informação, em vigor desde o mês de maio, que permite a todo cidadão ter acesso a documentos públicos, como processos licitatórios, repasses de recursos e registros de despesas.

A lei será discutida em um talk show que contará com a participação do presidente do Observatório Social do Brasil, Ater Cristófoli, e de representantes da Secretaria da Fazenda, Ministério Público de Santa Catarina e Controladoria Geral da União.

Considerada um marco no controle social dos gastos públicos, a Lei de Acesso à Informação garante mais transparência aos atos das administrações públicas, aí incluídos órgãos vinculados à União, Estados e municípios, dos três Poderes e, também, das autarquias e fundações públicas. A lei atinge, ainda, as entidades privadas sem fins lucrativos (Ongs) que recebem recursos públicos para a realização de ações de interesse público e que tenham parceria ou convênios com o governo.

Também estarão presentes em Rio do Sul, como palestrantes, os  professores Luiz Mário Vieira e João Eudes Bezerra Filho, que integram o Grupo Assessor da Convergência às Normas Internacionais do Conselho Federal de Contabilidade, o coordenador-geral de Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação da Secretaria do Tesouro Nacional, Paulo Henrique Feijó da Silva, o controlador-geral da Prefeitura do Rio de Janeiro, Antônio Cesar Lins Cavalcanti, e o  auditor e coordenador do projeto de elaboração das Normas de Auditoria Governamental, Inaldo da Paixão Santos Araújo. No segundo dia, o prefeito Milton Hobus profere a palestra "Gestão Municipal Eficiente".

Está programada, ainda, um palestra da especialista em desenvolvimento de Talentos Humanos e Gestão de Negócios, Carla Galo, que é consultora de Marketing e Endomarketing, autora do livro "Sucesso de A a Z - vocabulário dos vencedores".

Para a conselheira do CRCSC, Michele Patricia Roncalio, responsável pela organização do encontro, este é um evento primordial para quem quer se manter atualizado em relação às mudanças que atingem a área da contabilidade pública, por conta da convergência às normas internacionais e da exigência cada vez maior de informações transparentes por parte da sociedade.

Inscrições podem ser feitas nesta quinta-feira, na secretaria do evento. Mais informações www.ecccp.com.br.

Fonte: Márcia Quartiero – Assessoria de Comunicação CRCSC

Foto
© Copyright 2022 - Direitos reservados