Solenidade abre o 19º Congresso Brasileiro de Contabilidade
Data: 27 de agosto de 2012
Fotos:
Créditos:
Cinco mil pessoas, aproximadamente, assistiram à solenidade de abertura do 19º Congresso Brasileiro de Contabilidade (CBC), no auditório Pará, na noite do dia 26, em Belém/PA. O espetáculo "Minha Aldeia", com danças e músicas típicas da Amazônica, marcaram a abertura da cerimônia, representando a diversidade ética da região.
O 19º CBC apresenta aos participantes, quatro anos após a edição realizada em Gramado (RS), um evento focado no tema Contabilidade para o Desenvolvimento Sustentável e transforma a "metrópole da Amazônia" - como é conhecida a capital paraense -, nesses quatro dias de Congresso (26 a 29/8), na capital da Contabilidade brasileira.
Outro momento marcante da cerimônia foi a tradicional entrada das bandeiras dos estados, ao lado dos presidentes dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs). O Hino Nacional teve a bela interpretação da cantora paraense Fafá de Belém.
O anfitrião do evento, o presidente do CRCPA, Eloi Prata, foi o primeiro a discursar. Ele agradeceu a presença de todos e falou sobre o orgulho dos profissionais da Região em ter o estado como sede do 19º CBC. "Tenho certeza de que todos os estados do Norte se orgulham da realização deste Congresso em Belém, porque esta é a primeira vez que a Região Norte tem a honra de sediar o maior evento da classe contábil", afirmou Eloi Prata.
Em seguida, os dois estados que estão na disputa para ser sede do 20º Congresso Brasileiro de Contabilidade - Santa Catarina e Ceará - apresentaram vídeos sobre suas belezas e potencialidades. A eleição para a escolha da sede é feita de forma direta, com votação secreta pelos congressistas. O estado vencedor será conhecido apenas no dia 29/8, na solenidade de encerramento do 19º CBC.
O próximo pronunciamento foi feito pelo presidente da Fenacon, Valdir Pietrobon. Para ele, o lema do 19º CBC tem suma importância para o momento atual da classe contábil brasileira, quando há uma procura muito grande por profissionais especializados. "O pilar da sustentabilidade está na transparência, que vem da Contabilidade. Vivemos um período em que nunca antes o nosso trabalho havia sido tão reconhecido, mas só tem oportunidade no mercado o profissional que busca conhecimento e atualização constantemente."
Posteriormente, houve a entrega da Medalha Mérito Contábil João Lyra, destinada a condecorar personalidades que tenham contribuído de forma relevante e notável para a elevação da Contabilidade brasileira. A Medalha, que é sempre concedida aos agraciados durante o Congresso Brasileiro de Contabilidade, foi entregue, nesta edição, ao presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), José Martonio Alves Coelho, pelo presidente do CFC, Juarez Domingues Carneiro, e pela presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), Maria Clara Cavalcante Bugarim.
José Martonio foi presidente do CRC do Ceará no período de 1991 a 1995; presidente do Conselho Federal de Contabilidade de 2004 a 2005; e vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CFC de 2008 a 2009.
"Dedico esta homenagem à minha família. Vislumbrei por longo tempo receber esta homenagem, mas queria que fosse exatamente dessa forma, um reconhecimento vindo dos representantes da classe contábil brasileira. Continuarei sempre seguindo com fé e ânimo no fortalecimento e na valorização das Ciências Contábeis", agradeceu José Martonio, bastante emocionado.
O presidente do CFC, em seu pronunciamento, ressaltou que falar em Contabilidade é pensar em sustentabilidade. "Há 88 anos foi realizado o primeiro Congresso. Passados todos esses anos, o evento evoluiu na sua essência e no seu modo de contribuir para o avanço das Ciências Contábeis", destacou Juarez Carneiro. Ele aproveitou a oportunidade para anunciar que 2013 será o Ano da Contabilidade no Brasil. "Faremos várias ações para mobilizar a sociedade sobre a importância da profissão, bem como para valorizar os profissionais", afirmou ele.
Posteriormente, o prefeito de Belém, Duciomar Costa, agradeceu os congressistas que votaram na Capital do Pará para sede desta edição do Congresso. Depois de convidar os participantes a conhecerem as belezas locais, o prefeito fez a entrega simbólica da chave da cidade ao presidente do CFC, destacando que, durante o 19º CBC, Belém irá se tornar a capital brasileira do saber contábil.
O último discurso da solenidade foi feito pelo governador do estado, Simão Jatene. "Dou as boas-vindas a todos os congressistas e faço questão de parabenizar os organizadores deste evento, pelo profissionalismo e carinho que foram empregados", afirmou. Jatene disse ainda que um evento como o 19º CBC tem vários significados, porém ele pontuou a questão da projeção nacional que um Congresso desse porte traz para a cidade: "O Brasil não conhece o Brasil, mas nós precisamos nos conhecer melhor. Encontros dessa natureza nos fazem ser protagonistas nacionais", ressaltou.
A mesa de honra da solenidade foi composta pelas seguintes autoridades: o presidente do CFC, Juarez Domingues Carneiro; o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Pará (CRCPA), Eloi Prata; a presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), Maria Clara Cavalcante Bugarim; o presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade, José Martonio Alves Coelho; o governador do estado, Simão Jatene; o prefeito de Belém, Duciomar Costa; o presidente da Câmara Municipal de Belém, Adalberto Aguiar; o senador Fernando Flexa Ribeiro, representando o Senado Federal; o deputado federal Zenaldo Coutinho, representando a Câmara dos Deputados; a deputada estadual Nilma Lima, representando a Assembleia Legislativa do Pará; o presidente da Fenacon, Valdir Pietrobon; o presidente do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon), Eduardo Pocetti; o presidente da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas de Portugal (Otoc), António Domingues de Azevedo; e os agraciados com Medalha Mérito Contábil João Lyra, contadores José Maria Martins Mendes, Eliseu Martins e Antonio Carlos Nasi.
Após a solenidade, houve coquetel de boas-vindas, com shows da cantora Fafá de Belém e do cantor Fagner.
Fonte: Maristela Girotto (Assessoria de Comunicação CRCSC)