Homenagens aos contadores catarinenses resgata a história da profissão
Data: 13 de dezembro de 2012
Fotos:
Créditos:
Uma cerimônia prestigiada por mais de duzentas pessoas marcou a entrega da premiação dos Destaques da Contabilidade 2012 no dia 12 de dezembro. A solenidade no auditório do CRCSC, em Florianópolis, contou com a presença de autoridades dos poderes Executivo e Legislativo, além de muitas lideranças contábeis de todo o Estado. Na mesa de honra estiveram os deputados estaduais Reno Caramori, representando o presidente da Assembleia Legislativa, e o deputado Renato Hinnig, secretario de Estado do Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis.
Rodolfo, Reno, Adilson, José Nilton, Renato e Daniela
O presidente da Fecontesc, Rodolfo Grosskopf, o conselheiro federal José Nilton Junckes, representando o presidente do CFC, e a presidente do Sescon Blumenau Daniela Zimmermann Schmitt, representando os três Sescons do Estado, também estiveram na mesa, com o anfitrião do evento, o presidente do CRCSC, contador Adilson Cordeiro.
Adilson Cordeiro destacou a importância de resgatar a trajetória da profissão por meio de exemplos de retidão, ética e competência. Ele aproveitou para destacar algumas ações importantes de 2012: “Estamos fechando o círculo nas normas internacionais no Brasil com a publicação da ITG 1000 e estamos muito contentes com a adesão em todo o Estado aos cursos e eventos do CRCSC. Foram mais de 31 mil inscritos neste ano, um número que revela a busca constante do profissional pela qualificaçãoo”.
Por uma votação realizada entre os profissionais com registro ativo, os contadores Leomir Antônio Minozzo, de Blumenau, e Antônio Adolpho Maresch, de Joaçaba, foram os selecionados para receber o Prêmio Destaques da Contabilidade 2012.
“Esta homenagem não é individual, por isso dedico a todos que fazem da Contabilidade uma profissão fundamental para a sociedade e agradeço todas as entidades que me oportunizaram servir em prol dos outros”, ressaltou Leomir, que possui uma extensa participação em entidades de classe, foi professor e é sócio de escritórios contábeis.
Ao contar um pouco da sua história, Antônio Adolpho Maresch, com 83 anos, relembrou fatos sobre a Contabilidade, a organização dos profissionais e valorizou muito o prêmio recebido. “Estou emocionado, pois ser reconhecido é uma forma de atestar que fiz as escolhas certas”, disse.
Na oportunidade, também foram homenageados os pioneiros da Contabilidade, ou seja, o profissional e o escritório com o registro mais antigo no CRCSC e que ainda não foram homenageados em edições anteriores. Foram eles: Contador Washington Luiz do Vale Pereira, de Florianópolis, e Escritório WENDPAP E CIA LTDA, de São José do Cedro.
Com uma história de 54 anos de serviços prestados, o escritório Wendpap foi representado por Olmiro Wendpap, que destacou a atuação dos funcionários, alguns há 30 anos na empresa, e o trabalho de associativismo realizado na região Oeste que permite um desenvolvimento de toda a classe contábil. “Todos os escritórios participam das discussões e isso só fortalece nossa profissão. Trabalhamos com ética e vontade para oferecer soluções e informações aos clientes”, disse Olmiro.
O contador Washington Luiz do Vale Pereira foi enfático ao elogiar a profissão que exerceu a vida toda e que seu pai também havia escolhido. Foi também professor e por mais de 50 anos contribuiu com trabalhos voluntários. “Trabalhem com empenho sempre em prol do bem comum”, concluiu ele na sua fala.
Washington, Leomir, Adilson, Olmiro e Antonio
Na mesma cerimônia, foram destacados ainda os primeiros colocados nas duas edições do Exame de Suficiência 2012. Dois graduados pela FURB foram os primeiros colocados no Exame de Suficiência deste ano, sendo Leandro Politelo na primeira edição e Edgar Pamplona na segunda edição. Na categoria técnico em Contabilidade, Michele Framarim Silva, do Cepu de Florianóplis, e Marcus Vinicius Cararo da Silva, do Cedup de Joinville, receberam placa do CRCSC por terem ficado em primeiro lugar em cada edição do Exame.
Michelle, Edgar, Adilson, Marcus Vinicius e Leandro
DESTAQUES
Conheça um pouco mais sobre os profissionais selecionados.
Leomir Antônio Minozzo - Graduado em Contabilidade e Direito pela FURB, Leomir possui especialização em Contabilidade Gerencial e Controladoria pela Fundação Getúlio Vargas (SP). Sócio da Service Contabilidade desde 1992, com sede em Blumenau, o profissional possui uma trajetória de participação efetiva em entidades de classe, instituições comunitárias e um longo trabalho em prol do fortalecimento da Contabilidade. Foi diretor em duas gestões do Sescon de Blumenau, tendo assumido logo depois a presidência de 2007 a 2010. Leomir foi conselheiro e diretor da Federação Nacional das Empresas Contábeis, professor de Contabilidade e Administração na FURB e árbitro do Tribunal de Mediação e Arbitragem de Blumenau, além de coordenador da Intersindical Patronal, conselheiro do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e conselheiro do CRCSC.
Foi conselheiro e atualmente é diretor da Associação Comercial e Industrial de Blumenau (Acib), assim como está nos cargos de diretor financeiro do Clube Atlético Metropolitano, diretor presidente do Observatório Social de Blumenau, vice-coordenador da Comissão Pró-Ferrovia (Chapecó/Itajaí), conselheiro fiscal do Banco do Vale e integra o Conselho Editorial da Revista Empresário, editada em Blumenau.
Antonio Adolpho Maresch - Contador e Bacharel em Ciências Econômicas pelo Instituto de Ciências Sociais do Paraná, Antonio nasceu em Joaçaba e é de uma família de imigrantes europeus. Pós-graduado em Ciências Contábeis pela FURB, desenvolve atividade de perito contábil nas diversas varas da Justiça Estadual e Federal de Joaçaba. Desenvolve a atividade de consultoria contábil, fiscal e econômico-financeira. É também tradutor de português-alemão e alemão-português.
Antonio já foi funcionário da Caixa Econômica Federal, corretor de imóveis e empresário contábil do Escritório Juridicontábil Ltda, em Joaçaba. Atuou ainda como diretor administrativo da fábrica de máquinas agrícolas Triton e gerente administrativo da fábrica de embalagens de papel e plástico Incoplastic. No meio acadêmico, foi professor do Colégio Cristo-Rei das Irmãs Salvatorianas e do Colégio Comercial Joaçabense, neste último já ministrando aulas de Contabilidade. Como professor universitário, lecionou várias disciplinas da área contábil por 30 anos na atual Universidade do Oeste de Santa Catarina, campus Joaçaba e campus Videira.
Na Fundação Educacional do Oeste de SC, atual Fundação Universidade do Oeste de SC, foi diretor geral, membro da Assembleia Geral, presidente do conselho curador e vice-presidente. Atualmente é membro do Conselho de Administração da Fundação. Na comunidade, atuou como presidente da Associação Rural de Joaçaba e foi vereador também no município de Joaçaba.