Hoje acontece o 1º Bolo Tributário em Florianópolis
Data: 27 de maio de 2013
Fotos:
Créditos:
Nesta segunda-feira (27), o Sescon GF realiza uma campanha de conscientização sobre a carga tributária no Brasil, com apoio do CRCSC e outras entidades contábeis. Os organizadores vão disponibilizar um bolo de 200kg na frente da Catedral, no centro de Florianópolis. Em cada pedaço deste bolo estará escrito um tipo de imposto que o cidadão paga por dia. Desta forma a entidade pretende aguçar a participação da população nos debates sobre tributos no país. A data será alusiva ao Dia Nacional de Respeito ao Contribuinte, do último sábado (25).
A iniciativa nasceu em Blumenau, diante de uma realidade nacional: O Brasil tem uma das cargas tributárias mais altas do mundo e uma das distribuições mais injustas. O retorno em serviços à população é extremamente deficiente. Uma pesquisa da Associação Comercial de São Paulo com 608 pessoas mostrou que 93% consideram que o dinheiro dos impostos no Brasil é mal empregado pelo governo.
O destaque da campanha está na conscientização tributária, contra o desperdício de impostos, buscando repercussão junto à comunidade. De acordo com dados da última edição do Bolo Tributário de Blumenau, 74% dos entrevistados não sabem o que é imposto.
Apenas 26% consideram que existem impostos e taxas embutidos sobre tudo o que compram. Para os brasileiros, impostos são as taxas pagas diretamente, como é o caso do IPTU, o mais lembrado pela população com 68%, seguido do IPVA com 28%.
Com informações do SESCON