Seminário de professores no CRCSP
Data: 29 de julho de 2013
Fotos:
Créditos:
No último sábado (27 de julho), o presidente do CRCSC, Adilson Cordeiro, a vice-presidente de Registro, Rúbia Albers Magalhães, e o diretor executivo Cláudio Petronilho, estiveram no primeiro Encontro de Profissionais da Área Acadêmica, na sede do Conselho Regional de São Paulo. O evento, voltado a professores, coordenadores e diretores de instituições de ensino que têm cursos contábeis, teve como tema “Os Desafios do Ensino da Contabilidade”.
O evento teve entre os organizadores o professor doutor José Marion. A comitiva do CRCSC foi conhecer o formato do seminário, além de buscar contatos de palestrantes qualificados, com renome e vivência para fazerem parte do 6o Encontro de Coordenadores de Ciências Contábeis que ocorre em outubro no CRCSC.
Valdir Donizete, Adilson Cordeiro, Luiz Fernando Nóbrega, Denize Henrique, José Marion, Rúbia Albers Magalhães, Cláudio Rafael Bifi e Cláudio Petronilho
O presidente do CRC SP, Luiz Fernando Nóbrega, o presidente da Fecontesp (Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo), José de Souza, e os conselheiros do CRC SP Angela Zechinelli Alonso e José Donizete Valentina realizaram a abertura do evento. Os vice-presidentes de Administração e Finanças, Claudio Avelino Mac-Knight Filippi, de Fiscalização Ética e Disciplina, Gildo Freire de Araújo, de Desenvolvimento Profissional, Marcia Ruiz Alcazar, e de Registro, Ari Milton Campanhã, e os conselheiros Adriano Gilioli, José Carlos Melchior Arnosti, Nobuya Yomura e Telma Tibério Gouveia também participaram do Encontro.
Durante a abertura, Luiz Fernando Nóbrega, falou sobre a importância do Encontro: “a ideia é aproximar cada vez mais a academia do Conselho. É muito importante discutir o ensino da Contabilidade e é gratificante ver alguns dos maiores intelectuais da área contábil tomando parte neste processo”.
Em nome das Entidades Contábeis Congraçadas, José de Souza parabenizou o Conselho pela iniciativa. “Este evento reforça o papel dos profissionais de ensino na difusão dos princípios que norteiam a Contabilidade, bem como os princípios éticos e morais inerentes à profissão”, declarou.
O Encontro de Profissionais da Área Acadêmica contou com palestras, oficinas e painéis em sua programação, oferecendo um espaço de discussão sobre os rumos do ensino da Contabilidade no País. Durante o evento, foi feito o lançamento oficial do livro “Normas e Práticas Contábeis: uma Introdução”, elaborado por profissionais e acadêmicos da Contabilidade, sob coordenação do doutor em Contabilidade e professor da FEA/USP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo) José Carlos Marion.
Ao final do encontro, os participantes assinaram uma carta de compromisso, na qual assumiram a responsabilidade de se dedicar à formação de profissionais pautados pelos valores éticos e morais que norteiam a Contabilidade. Também foi anunciada pela Comissão de Desenvolvimento Científico do CRC SP a primeira edição do prêmio Professor Notável, que prestigiará o profissional que tiver prestado, na área acadêmica, relevante serviço à Contabilidade.
Palestras e paineis
A primeira palestra teve o título “Coaching como Ferramenta de Mudança Comportamental do Educador” e foi apresentada pela doutora em Educação Isabel Macarenco e pela mestre em Administração Maria de Lurdes Zamora.
Segundo Macarenco, o coaching é um conceito de treinamento de equipes com foco no pleno desenvolvimento das capacidades individuais. “Se o indivíduo não identifica onde está fraco, não vai assumir a responsabilidade por melhorar esse ponto”, destacou Macarenco. “Se eu desafiar o aluno e oferecer as ferramentas para superar esse desafio, ele vai começar a explorar seu potencial”, complementou Maria de Lurdes Zamora.
Também foram realizados dois grandes painéis de discussão durante o encontro. O primeiro deles apresentou o programa de intercâmbio cultural entre o CRC SP e a Universitat de València, na Espanha, a Anderson University, nos Estados Unidos, e a Team Academy, na Finlândia, e abordou as recentes metodologias de ensino adotadas nestes países.
O painel “Inovações Internacionais no Ensino: Espanha, Estados Unidos e Finlândia” foi coordenado pelo professor doutor José Carlos Marion, com a participação do doutor em Controladoria e Contabilidade Mauro Gallo, do superintendente da Fecap (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado), José Joaquim Boarin, e da coordenadora de desenho educacional do Senac SP, Patrícia Luissa.
A doutora em Contabilidade e professora na FEA/USP Tânia Regina Sordi Relvas apresentou o painel “Plano de Aula de acordo com as Normas de Contabilidade (NBC, NBC TG 1000 e ITG 1000)”, que abordou a implementação das novas normas contábeis na grade curricular dos cursos.
A professora explicou que as Normas Internacionais instituíram um modelo baseado em princípios e que cada vez mais é preciso ensinar o aluno a pensar a Contabilidade. “A generalização se tornou um pecado mortal na Contabilidade, pois cada caso é um caso. É preciso formar um profissional que faça as escolhas contábeis adequadas e que saiba fundamentar suas decisões”, concluiu Relvas.
Oficinas
Durante o evento foram realizadas, simultaneamente, cinco oficinas técnicas voltadas à educação e à Contabilidade.
A oficina “Educação para a Vida e para o Mercado de Trabalho” foi apresentada pelo Contador e sócio do grupo FBM, Eduardo Silva, e teve foco na mudança do papel do Profissional da Contabilidade no cenário atual.
O gestor de desenvolvimento social do Senac, Jorge Silveira Duarte, apresentou a oficina “Redes Sociais como Ferramenta de Suporte à Educação”. Ele afirmou que rede social é a própria interação entre as pessoas, e que a formação coletiva do conhecimento é uma poderosa ferramenta de transformação.
A oficina “Tendências e Desafios no Desenvolvimento de Adultos” apresentou formas de adaptar mudanças na grade curricular dos cursos de Contabilidade com a adoção das IFRS (International Financial Reporting Standards – Normas Internacionais de Contabilidade). A atividade foi ministrada pelo mestre em Contabilidade Internacional Nabil Ahmad Mourad.
A mestre em Contabilidade Rosa Maria Trombetta apresentou a oficina “Metodologias Ativas”, que abordou o desenvolvimento de programas curriculares focados na participação do aluno como forma de ampliar a retenção e aplicação do conhecimento.
A oficina “Como Produzir e Publicar um Livro” foi ministrada pela economista e gestora da Trevisan Editora, Juliana Quintino de Oliveira. A palestrante explicou todas as etapas da produção de uma obra literária e deu orientações para aqueles que possuam interesse em produzir suas próprias publicações.