Abertura prestigiada da XXVIII Convenção da Contabilidade de Santa Catarina
Data: 14 de agosto de 2013
Fotos:
Créditos:
Com a presença de autoridades governamentais e lideranças contábeis, iniciou nesta noite de quarta-feira (14 de agosto) a XXVIII Convenção da Contabilidade do Estado de Santa Catarina (XXVIII Contesc), no Centro de Eventos de Itajaí. O maior evento da profissão teve a presença do senador Paulo Bauer, que é contador, do deputado estadual Renato Hinnig, representando o presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, do prefeito de Itajaí Jandir Bellini e da secretária de Desenvolvimento Regional de Itajaí, Eliane Neves Rebelo Adriano, representando o governador do Estado Raimundo Colombo. Também estavam na mesa de honra o presidente do CRCSC, Adilson Cordeiro, o presidente do CFC, Juarez Carneiro, o presidente do Sescon/SC, Eugênio Vicenzi, e o presidente da Fecontesc, Rodolfo Grosskopf.
Na plateia estavam outras lideranças, delegados do CRCSC vindos de todas as regiões, conselheiros de outros estados e profissionais de vários locais. Com o tema "O Perfil Inovador do Profissional da Contabilidade: Conhecimento, Habilidade e Atitude", a Convenção foi aberta pela presidente do Sindicont de Itajaí e região, Regiane Waltrick, que saudou os presentes. “Depois de muitos meses trabalhando para chegarmos nesse dia, podemos dizer com satisfação que o esforço valeu muito a pena. Esta Convenção ficará na história da Contabilidade, pois temos palestrantes renomados, painéis e debates qualificados, além de momentos de congraçamento”, disse ela.
O presidente do Sescon/SC ressaltou a importância da união das entidades em prol do fortalecimento da classe. Já o presidente da Fecontesc, Rodolfo Grosskopf, destacou o valor do profissional, que tem vontade de vencer os desafios e tem um perfil que tem capacidade de adaptação. “Somos uma das profissões mais valorizadas e uma das que mais investem em educação continuada”, disse ele.
O presidente do CRCSC fez um discurso enfatizando os desafios da Contabilidade atualmente e mostrou como é possível enfrentá-los, com trabalho, aperfeiçoamento constante e soma de esforços das entidades representativas. “Minha rotina diária é tentar encontrar respostas, soluções e caminhos para os desafios que a profissão enfrenta. Como presidente do CRCSC e como empresário contábil eu lido com as dificuldades que o mercado nos impõe como uma provocação a cada minuto”, afirmou e complementou: “Precisamos enfrentar, correr atrás, mergulhar em reuniões, desatar nós e construir caminhos melhores pavimentados para quem está vindo em busca de uma profissão mais valorizada.”
Adilson reiterou as realizações do Conselho como forma de contribuir na valorização do profissional: “Para responder às demandas, temos dedicado grande parte dos esforços em eventos, cursos e palestras que ampliam a difusão do conhecimento e permitem um aperfeiçoamento constante. Somente com o Programa de Educação Continuada já foram 301 cursos até julho deste ano, envolvendo mais de dez mil participantes. Destacamos especialmente os cursos de IFRS, SPED e Contabilizando com Direito”.
O presidente do CRCSC foi muito aplaudido quando pediu a redução das multas e a simplificação da carga tributária. "Essa é uma luta da Contabilidade! Por isso eu faço um pedido especial a vocês políticos, ao CFC, aos demais regionais, aos nossos parceiros Fecomércio, Fiesc, Facisc e tantos outros, vamos modificar a legislação para diminuir essas multas altíssimas, falo por mim e pelos 20 mil profissionais no Estado" e complementou: "É insustentável termos multas em cascatas, imagina ficar dois anos sem entregar um Sped Contábil. São 48 meses de multa a R$ 5 mil, quase R$ 250mil. E as nossas empresas contábeis não respondem por apenas uma empresa e sim por várias. É nessa pressão, sob esse forte risco que vivemos. E não somos só nós da área privada. Estive reunido em várias cidades pelo Estado com contadores públicos que agonizam sob essa ótica. Assalariados também estão apreensivos com essa situação, sem contar que respondem diretamente pela Contabilidade" .
O prefeito de Itajaí, Jandir Bellini, agradeceu a escolha de Itajaí e lembrou que na realização de outra Contesc na cidade ele era também o prefeito. Ressaltou que a administração municipal é parceira do Sindicont de Itajaí e região e vem trabalhando na valorização do profissional. O deputado estadual Renato Hinnig mais uma vez à disposição para atender as demandas dos profissionais e interceder na melhoria das relações com a Secretaria da Fazenda. A secretária Eliane Neves Rebelo Adriano trouxe a saudação do governador Raimundo Colombo e destacou a presença fundamental dos profissionais de Contabilidade na gestão pública.
O senador Paulo Bauer fez um discurso comentando sua vida pessoal, afinal há 34 anos ele formou-se em Ciências Contábeis pela Univille e todos os anos a turma se encontra para comemorar os resultados alcançados. “Todos tivemos muito êxito e isso revela as boas perspectivas da profissão”, disse e complementou: “Sou o único contador como senador titular, por isso podem contar com o nosso trabalho no Congresso”. Ele ainda enfatizou o papel essencial do profissional de Contabilidade e fez uma analogia com o corpo humano, dizendo que os contadores são o sangue. “Defende o corpo de ataques e circula em todos os ambientes para fazer o resto funcionar”, comentou.
Por fim, o presidente do CFC fez um breve relato das referências da Contabilidade brasileira para o resto do mundo. “Temos muito a contribuir, mas é preciso o reconhecimento para garantir que nossas conquistas tenham visibilidade. Por isso estamos com a campanha 2013: Ano da Contabilidade no Brasil para transformar a imagem do profissional. Estamos no ano da verdade, da transparência e a participação de todos é que vai ampliar essa campanha”, disse.