Steven Dubner emociona o público da XXVIII Contesc
Data: 15 de agosto de 2013
Fotos:
Créditos:
Para encerrar o segundo dia de atividades da XXVIII Contesc, o palestrante Steven Dubner provocou um verdadeiro choque de realidade aos presentes ao mostrar exemplos de vida de pessoas portadoras de necessidades especiais.
Com o tema “Não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez”, Steven apresentou inúmeros exemplos de superação, em especial de atletas paraolímpicos que ele treina.
Formado em Educação Física, o palestrante se especializou em esportes para pessoas com deficiência no Brasil e nos Estados Unidos. Ele é brasileiro, mas morou muito tempo fora do país e por isso iniciou a palestra pedindo desculpas pelo português prejudicado. Em seguida ele intermediou sua fala com vários vídeos com histórias surpreendentes.
Além dos atletas paraolímpicos, muitos dos quais medalhistas que superaram todos os obstáculos para estar numa competição, Steven mostrou outras histórias que revelam a capacidade de superação humana.
Ele é fundador e coordenador da Associação Desportiva para Deficientes no Brasil (ADD) e a filosofia é que se cada um fizer um pouco as coisas mudam em grandes proporções. Com frases de efeito, como “a distância mais longa é entre a cabeça e o coração” e “o esporte traz a vida de volta a essas pessoas”, ele prendeu a atenção de todos os presentes.
A cada exemplo mostrado, Steven dava conselhos: “Perdoem os outros e se perdoem. Brinquem mais, riam mais. Podemos avaliar a atitude da pessoa pela forma que ela se levanta depois de receber um baque, enfrentar um grave problema. Por isso, não desista, seja persistente”, comentou e completou: “Uma grande jornada começa com um pequeno passo”.
As histórias emocionantes, sensibilizaram o público e o próprio palestrante em alguns momentos. “Se permitam errar, ninguém é perfeito. Pare de olhar suas vidas com os olhos dos outros e aproveite cada dia”.
Vale destacar que o cachê do palestrante é revertido em cadeiras de rodas para os integrantes da Associação Desportiva para Deficientes.
MAIS SOBRE A ADD
Criada em 1996, a ADD - Associação Desportiva para Deficientes é uma entidade sem fins lucrativos que promove o desenvolvimento da pessoa com deficiência por meio do esporte, educação e cursos de capacitação. A associação apóia atletas nas modalidades basquete em cadeiras de rodas adulto infantil e juvenil, natação infantil, atletismo, ciclismo tandem e surf. Na área de capacitação e geração de renda, a ADD oferece cursos para pessoas com deficiência e familiares. Para realização dos seus programas, conta com o patrocínio de empresas privadas, como Aliança do Brasil, Atlas Schindler, Bicbanco, Carglass, Converplast e SESVESP. São mais de 11 mil pessoas atendidas diretamente e milhares indiretamente.