Ministro Luiz Fux encerra com brilhantismo a XXVIII Contesc
Data: 16 de agosto de 2013
Fotos:
Créditos:
O ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, prendeu a atenção da plateia no encerramento da XXVIII Convenção da Contabilidade de Santa Catarina (Contesc). Durante pouco mais de uma hora, o ministro falou da necessidade de tornar a Justiça mais célere e sobre a importância da Contabilidade nas decisões jurídicas.
“Vencer a morosidade é o grande desafio. À medida que o Judiciário demora, aumentam os níveis de desagravo na sociedade”, enfatizou Fux, que comentou ainda algumas das ações que o Supremo tem tomado para diminuir o excesso de formalidade e tornar as decisões mais ágeis.
Ao citar a Contabilidade, o ministro lembrou de seu pai, Mendel Wolf Fux, que foi Técnico em Contabilidade pelo CRCRJ, com registro em 1949. “Quando fui convidado para este evento, logo veio na minha cabeça a imagem de meu pai, cuidando dos livros das empresas. Algo muito diferente dos dias de hoje, onde vemos pen drive e todos os dados digitalizados”, comparou e lembrou que a Contabilidade tem muita influência no mundo jurídico e que os magistrados precisam muito do contador, em especial em matérias do Direito econômico ou na economia normativa.
No final de sua fala, o presidente do CRCSC, Adilson Cordeiro, entregou o certificado e junto uma cópia da carteira de registro do pai do ministro no CRCRJ. No telão do evento, algumas palavras sobre a família. Tudo isso emocionou Luiz Fux, que beijou a foto do pai.
Ao fazer uso da palavra na solenidade de encerramento, ele foi enfático em dizer que viveu intensamente esses momentos na Convenção. “Não existe vida sem sentimento. Debaixo da toga bate o coração de um homem, por isso digo sempre que os indigentes trato com caridade e os opulentos com altivez”, disse ele, que ainda brincou com a plateia: “Com minha irreverência carioca, quero dizer que, mesmo sem ter sido convidado, vou estar com vocês, até Floripa!”. O ministro referiu-se à próxima edição da Contesc, que será realizada em Florianópolis. O anúncio da cidade sede foi feito minutos antes pelo presidente da Fecontesc, Rodolfo Grosskopf.
Discursos – Para encerrar os três dias do maior evento da classe contábil, a presidente do Sindicont Itajaí, Regiane Waltrick, destacou que a “Contesc em Itajaí certamente vai ficar para a história por ter reunido em um único evento pessoas tão especiais. O fator determinante do sucesso desse evento foi a presença de cada um dos convencionais, profissionais da Contabilidade, estudantes, acompanhantes e demais profissionais.”
O presidente do CRCSC fez menção à união de todos como fator de sucesso do evento e ressaltou o papel do Conselho como motivador da educação e da qualificação de todos. “Estes anos de 2012 e 2013 iniciamos um voo na nossa administração buscando o aperfeiçoamento na capacitação e valorizando ainda mais a nossa profissão e em 2014 e 2015 queremos deixar o nome do CRCSC na memória da Contabilidade catarinense e no Brasil com esse legado: conhecimento e união! Não existe concorrência, somos parceiros, somos colegas buscando os mesmos objetivos, a valorização da Contabilidade”, disse Adilson.