Palestra na XXVIII Contesc: Escolhas que fazem a diferença
Data: 22 de agosto de 2013
Fotos:
Créditos:
A tarde do ultimo dia da XXVIII Contesc ficou divertida com a palestra de Eduardo Shinyashiki, consultor organizacional, escritor, conferencista nacional e internacional e especialista em desenvolvimento das Competências de Liderança aplicada à Administração e à Educação. Para chegar ao evento, ele percorreu 530 quilômetros entre Chapecó e Itajaí dirigindo um carro alugado, pois não havia teto na cidade do Oeste do Estado na sexta de manhã, quando ele estava programado para embarcar e chegar à Convencão.
Com essa determinação, Eduardo iniciou sua fala abordando a missão e o projeto de vida, e perguntou: “ Quem está no controle da sua vida? O que vai acontecer com a sua vida profissional e pessoal?”. E em seguida deu as respostas: “ Nós somos os frutos das nossas escolhas nas variãveis da vida. Covardia é quando a gente sabe o que a gente quer e aceita menos do que a gente merece, se acomoda, vira sombra daquilo que a gente foi porque paramos”, e complementou com a definição de coragem: “É uma energia que se movimenta dentro de você pra combater seus medos. O que impede uma pessoa de brilhar é o que ela vai fazer com seus 20 segundos de coragem”.
Especializado em Preparação Psicológica de Equipes de Alto Rendimento, Eduardo participou de vários programas de especialização em Desenvolvimento Humano, tanto no Brasil como nos Estados Unidos, México e Índia, além de países na Europa e América do Sul.
Ele discorreu ainda sobre as diferenças entre eficiência operacional e estratégica. A primeira é o minimo exigido pra estar no jogo hoje. Nunca trabalhe para ser o numero um, trabalhe para ser o único”, disse o palestrante, que ressaltou que quando paramos de conquistar nossos clientes, começamos a perder ou a falir.
“Meu pai me dizia que quando eu crescesse deveria ser igual a mim. Você tem o seu brilho, brilhe. Você não precisa brilhar mais que ninguém. O sucesso de qualquer profissional está no poder de entender, encantar e ajudar os seus clientes”, destacou.
Os conselhos motivacionais continuaram. O consultor lembrou que para ser o melhor entre os melhores nāo é uma competição. “Veja como estão as outras empresas estão, mas olhe primeiro pra dentro da sua empresa e reveja seus pontos fracos. Ninguem é perfeito, todos nós estamos em estado de aprimoramento. Transforme seus pontos fracos em pontos fortes”.
Para se transformar só o pensamento positivo não basta., portanto a dica é manter o prepare sempre. “Quando quando você está preparado, qualquer um pode dizer que nao vai dar certo, mas você sabe que vai, pois você se preparou”, e concluiu: “Nunca permita que uma desculpa velha comece a determinar qurm você vai ser e acabar com seu sonho. Faça, tente, faça de novo. Mantenha o foco no que deseja. Escreva a sua história com suas disputas e crie a sua lenda com os seus resultados. Só se vive uma vez, então veja o que você tem feito com o seu tempo. Acredite no seu poder, seja extraordinario. Faça a diferença!”