Noite de homenagens na Câmara de Vereadores de São José
Data: 27 de setembro de 2013
Fotos:
Créditos:
A noite de quinta-feira, dia 26 de setembro, foi especial para muitos contadores e em especial os de São José. A Câmara de Vereadores fez uma homenagem pela passagem do dia 22 de setembro e destacou ainda a campanha "2013: Ano da Contabilidade no Brasil". A Sessão Especial foi proposta pelo vereador Telmo Vieira, que presidiu a mesma, depois que o presidente da casa, vereador Sanderson de Jesus, lhe concedeu a função. O delegado do CRCSC em São José, Tadeu Vieira, ocupou lugar na mesa dos trabalhos, assim como o diretor da Secretaria de Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis, Flávio Bernardes, o vice-prefeito José Natal e a secretária adjunta de Receita de São José, Terezinha Maria Claudino dos Santos. Alguns vereadores acompanharam a Sessão, além dos conselheiros do CRCSC, Michele Patricia Roncalio (Vice-presidente de Controle Interno), Rúbia Albers Magalhães (Vice-presidente de Registro), Lindomar Antonio Fabro e José Matheus Hoffmann, e o diretor executivo do CRCSC, Cláudio Petronilho.
Para marcar a data, foram entregues certificados a dois profissionais e duas entidades que representam a importância da Contabilidade no município. Os profissionais homenageados foram o professor da UFSC, Sinésio Stefanio Dubiela Ostroski, e o contador da própria Câmara de Vereadores, Canísio Vanderlei Ozaída. As entidades foram o CRCSC e o Núcleo de Contadores em Gestão Empresarial da AEMFLO/CDL São José.
Na abertura, o presidente da Câmara ressaltou a importância destes profissionais "que cuidam das carreiras e das vidas particulares de todos os cidadãos". Ele ainda enfatizou a necessidade de promover políticas públicas que facilitem as rotinas dos contadores, afinal eles representam muitas pessoas na execução de serviços na administração pública.
Em seguida, o vereador Telmo Vieira fez uma fala didática, resgatando a memória da profissão e citando pontos marcantes, como a descoberta das "partidas dobradas" e depois a denominação de "guarda livros". Ele afirmou que "sem Contabilidade sólida não há prestação de contas e nem transparência", lembrando ainda que as normas internacionais vieram apenas corroborar o que já existia. "A Contabilidade colabora para uma gestão mais limpa, mais proba e mais ética", encerrou.
A vice-presidente de Controle Interno, Michele Patricia Roncalio, recebeu a placa em homenagem ao CRCSC, representando o presidente Adilson Cordeiro, que estava em São Paulo numa reunião do Conselho Federal de Contabilidade. Em sua fala, a contadora Michele abordou as habilidades do profissional, enfatizou o papel fundamental para a aplicação dos recursos públicos e para o crescimento das empresas. "Uma entidade que possui uma Contabilidade forte pode garantir a continuidade das ações", disse ela.
A coordenadora do Nucont, Kátia Cilene Tavares, agradeceu a deferência e disse que estava representando o presidente da AEMFLO/CDL São José, pois é na instituição que o Nucont funciona e recebe todo o respaldo para se desenvolver. Ela também lembrou da importância da profissão e citou alguns desafios, como a atualização constante nas atividades.
O professor Sinésio fez um discurso de valorização do contador e conseguiu remontar rapidamente uma trajetória de evolução, citando as novas habilidades e funções que o profissional precisa ter. "O contador hoje é gestor do patrimônio na empresa privada e na área pública, sendo que nesta última assume funções pela preservação do patrimônio", afirmou.
A secretária adjunta de Receita do município disse que evoluíram muito na valorização dos contadores, mas que ainda querem aperfeiçoar muito para agilizar o trabalho destes profissionais. O vice-prefeito José Natal parabenizou a todos e contou que na carreira como legislador sempre valorizou a Contabilidade, afinal é dela que se extraem os dados fundamentais para uma boa gestão.