Free cookie consent management tool by TermsFeed
Notícias

Desafios e perspectivas no ensino da nova Contabilidade


Data: 29 de outubro de 2013
Fotos:
Créditos:


Nesta terça, dia 29 de outubro, no auditório do CRCSC, ocorreu o 6o Encontro de Professores e Coordenadores dos Cursos de Ciências Contábeis com a participação de cerca de cem profissionais. O presidente do CRCSC Adilson Cordeiro e a vice-presidente de Registro Rúbia Albers Magalhães fizeram a abertura junto com a conselheira Marisa Schwabe de Morais, coordenadora do curso da Univali, campus Biguaçu.

 

A vice-presidente destacou a função essencial do professor e do coordenador na formação dos futuros profissionais e que este evento serve para integrar e promover mais qualificação. “A educação é um processo social, um desenvolvimento constante. O que hoje estamos fazendo aqui reunidos é educação, é evolução”, disse ela.

 

A conselheira Marisa destacou os rankings mundiais que colocam o profissional de Contabilidade entre os mais procurados no mercado de trabalho.

 

O presidente do CRCSC fez uma rápida apresentação sobre a Geração Y, grupo de jovens profissionais que nasceram "conectados", fazem várias coisas ao mesmo tempo e desafiam professores, empregadores e sociedade numa nova era do conhecimento.

 

A primeira palestra técnica do 6o Encontro de Professores e Coordenadores dos Cursos de Ciências Contábeis foi feita pelo professor doutor Fábio Moraes da Costa, da Fucape Business School (Espírito Santo). Integrante do grupo consultivo do IAESB (International Accounting Education Standards Board), Fábio apresentou as mudanças estruturais do ensino com a adoção das IFRS e outras normas internacionais de Contabilidade. “Devemos partir da realidade para a Contabilidade, apresentando problemas e não somente as soluções”, disse ele, que ainda provocou a plateia com polêmicas como a sequência das disciplinas e o questionamento sobre a ausência de “Teoria da Contabilidade” antes mesmo da Introdução à Contabilidade.

 

Na segunda palestra do evento, o pesquisador, autor de vários livros e professor Nabil Ahmad Mourad fez uma apresentação de como o Brasil está se adaptando ao ensino das IFRS e Finanças. Com uma plateia de cerca de cem profissionais, o instructor credenciado da International Association of Certified Accountants and Financial Managers (IACAFM) fez um exercício sobre possibilidades de melhorias na grade curricular. Os participantes receberam uma sugestão de matriz de um curso de Ciências Contábeis e discutiram sobre as disciplinas. “As IFRS e as Finanças andam cada vez mais juntas. A evolução do ensino é interagir mais com a realidade, mostrar exemplos na sala de aula e pensar na capacitação”, afirmou Nabil.

 

© Copyright 2022 - Direitos reservados