FGTS poderá ser usado em fundos de empresas de infraestrutura
Data: 12 de novembro de 2013
Fotos:
Créditos:
Quem tem carteira assinada, poderá usar parte do FGTS para aplicar em um novo fundo de investimento dedicado à infraestrutura. A ideia é dar melhor rendimento ao FGTS, que tem ficado abaixo da inflação. 37 milhões de trabalhadores têm dinheiro no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), que acumula um patrimônio de R$ 349 bilhões de reais, segundo o Ministério do Trabalho. Mas a rentabilidade do FGTS está baixa, em torno de 3,5%, bem menos que a inflação prevista para 2013 (5,85%). A Caixa Econômica Federal e a Comissão de Valores Mobiliários pretendem dar uma nova opção de investimento, mais rentável ao trabalhador, já a partir do próximo ano. Quem tiver carteira assinada, vai poder investir até 30% do saldo do FGTS em um fundo de infraestrutura que será criado. Os recursos vão ser usados para financiar empresas do setor.
Um fundo semelhante de infraestrutura, também da Caixa, teve valorização de 7% no ano passado. O resultado está um pouco acima da inflação. Nos últimos cinco anos, o rendimento acumulado foi de 40,17%. A Caixa já abriu uma oportunidade de investimento parecida aos trabalhadores, com a oferta de ações da Petrobras e da Vale. De 2000 a 2013, o investimento na Petrobras rendeu 295% e o FGTS, 86%. Já as ações da Vale renderam, entre 2002 e 2013, 632%. O FGTS, nesse período, rendeu 72%.
O economista Flávio Basílio diz que o investimento é bom para a infraestrutura do país e para o futuro do trabalhador. “Ele vai financiar as suas empresas, ele vai ser credor desses empreendimentos em infraestrutura. E, com isso, ele vai receber uma rentabilidade pré-fixada, portanto, com risco praticamente nulo. O risco seria só de crédito, mas como são empresas bastante sólidas e o risco bastante baixo, ele vai ter uma rentabilidade maior do que a que ele tem atualmente”, analisa Basílio, que é economista da UnB (Universidade de Brasília).
Fonte: G1