Receita Federal desarticula grande esquema de remessas ilegais ao exterior
Data: 4 de dezembro de 2013
Fotos:
Créditos:
Uma organização criminosa que remetia dinheiro ilegal para o exterior foi desarticulada na manhã desta terça-feira em Santa Catarina. A Operação Tétis foi um trabalho conjunto da Polícia Federal e da Receita Federal no Estado.
O esquema mantinha empresas de fachada para atuar no ramo de comércio exterior sob argumento de estar pagando importações que, na realidade, nunca foram feitas. O grupo também firmava contratos de câmbios com instituições financeiras para promover a saída de dinheiro do território nacional.
O dinheiro era remetido para paraísos fiscais, como o Panamá, além de países como China e Coréia, sempre mediante apresentação de documentos falsos.
Segundo foi apurado, entre 2012 e 2013, mais de 100 milhões de reais foram remetidos ao exterior por meio desse esquema fraudulento, que envolvia a utilização de duas empresas de fachada instaladas na Grande Florianópolis.
A investigação da Delegacia de Combate a Crimes Financeiros, da PF em Santa Catarina, começou há pouco mais de sete meses para apurar os crimes de evasão de divisas, fraudes cambiais e lavagem de dinheiro.
Estão sendo cumpridos 10 mandados de prisão preventiva e 13 mandados de busca e apreensão em dois municípios catarinenses (Florianópolise e São José) e três paulistas (São Paulo, Santos e Caraguatatuba).
Um total de 75 policiais federais e 23 auditores e técnicos da Receita Federal participam da operação.
Além disso, foi decretado o sequestro de bens imóveis situados em três estados da federação, inúmeros veículos, vários deles de luxo, bem como decretado o bloqueio de diversas contas bancárias, de pessoas físicas e jurídicas envolvidas no esquema criminoso.
Fonte: Jornal ANoticia