Prefeito de Florianópolis vai estudar atendimento diferenciado aos profissionais
Data: 5 de fevereiro de 2014
Fotos:
Créditos:
O presidente do CRCSC, Adilson Cordeiro, esteve nesta quarta-feira, dia 5, com o prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Júnior e o secretário municipal da Fazenda André Luiz Rezende. O diretor Executivo do CRCSC, Cláudio Petronilho, acompanhou a reunião.
Adilson entregou o convite da posse da Diretoria do CRCSC no próximo dia 14 e o prefeito confirmou a presença na solenidade.
Na oportunidade Adilson Cordeiro questionou o prefeito sobre a demora nos processos de emissão de alvarás para as empresas e a expedição das consultas de viabilidade. O prefeito respondeu que melhorias serão adotadas em breve para solucionar esses problemas.
O presidente do CRCSC solicitou ao prefeito um espaço para atendimento exclusivo aos profissionais da Contabilidade, devido a grande quantidade de serviço e aos valores envolvidos nos processos das empresas. O prefeito acatou a ideia e disse que vai implantar, mesmo que seja necessário dispor de atendimento em outro local do atual. O prefeito enfatizou ainda que o profissional da Contabilidade é fundamental para a prefeitura no seu dia a dia, pois além de tudo nos traz os processos prontos. O secretário André Luiz e o diretor do CRCSC Cláudio devem se reunir para tratar do assunto.
Outro tema debatido foi a formalização dos pequenos empreendedores. O presidente Adilson citou o programa criado em Biguaçu – “Domicílio Fiscal”- que visa promover a regularização de empresas e profissionais autônomos prestadores de serviços não estabelecidos, quanto ao cadastro mobiliário municipal, estimulando a formalidade das atividades econômicas. A lei permite que as empresas e autônomos não estabelecidos possam aderir ao programa elegendo como domicílio fiscal a Casa do Empreendedor, situada no centro de Biguaçu. O prefeito elogiou muito o projeto e solicitou cópia das legislações para propor o mesmo caminho em Florianópolis. “Temos que agilizar os processos e vamos nos esforçar ao máximo”, disse Cesar Souza Júnior. Adilson também informou que a prefeitura de Blumenau conseguiu reduzir de 45 dias para em média dois dias as consultas de viabilidade, sendo que em muitos casos o alvará é liberado na mesma semana.
O prefeito solicitou ao presidente do CRCSC um agendamento antes do fim do mês para tratar da criação de uma comissão, que irá subsidiar a prefeitura com as necessidades diárias do profissional da Contabilidade no desempenho de suas funções.