Novos manuais da RBC orientam sobre a elaboração de artigos
Data: 13 de fevereiro de 2014
Fotos:
Créditos:
O Conselho Editorial da Revista Brasileira de Contabilidade (RBC) – periódico de conteúdo técnico editado pelo CFC – publicou recentemente, no site da revista (http://rbc.cfc.org.br), novas regras relativas à submissão, ao formato e ao conteúdo dos artigos, incluindo dois segmentos de trabalhos inéditos na RBC: Casos Práticos de Contabilidade e de Gestão Aplicados às Organizações e Experiências de Ensino e Aprendizagem.
De acordo com o manual, os Casos Práticos têm como objetivo compartilhar experiências de profissionais que atuam no ambiente contábil e na gestão das organizações. Os autores podem ser profissionais de mercado que exercem atividades no âmbito da contabilidade e gestão, além de outros profissionais relacionados à área contábil, em entidades públicas ou privadas, ou a áreas correlatas.
Já os artigos do segmento Experiências de Ensino e Aprendizagem objetivam compartilhar vivências e situações acadêmicas do processo de ensino e de aprendizagem em Contabilidade, e os autores devem ser pesquisadores, professores e acadêmicos de graduação e de pós-graduação.
Submissão online
Outra novidade anunciada pelo Conselho Editorial da RBC é que a submissão de artigos para publicação na Revista Brasileira de Contabilidade (RBC), a partir deste ano, passará a ser feita pelo site do periódico. De acordo com o Conselho, a alteração na forma de envio dos trabalhos, pelos autores, será realizada de forma gradual durante os próximos meses.
O envio de artigos pelo correio eletrônico rbcartigos@cfc.org.br continuará disponível aos pesquisadores até que todo o processo de avaliação dos trabalhos esteja migrado para o site. Para o Conselho Editorial, isso irá trazer maior agilidade à avaliação, possibilitando, inclusive, o acompanhamento das etapas do processo, no site da Revista, pelos autores dos artigos.
Para a submissão por meio da página eletrônica do periódico, os pesquisadores devem estar cadastrados como autores.
Fonte: Conselho Federal de Contabilidade - CFC