Vice-presidentes Técnicos realizam debate sobre gestão 2014/2015
Data: 20 de fevereiro de 2014
Fotos:
Créditos:
Interação e a troca de experiências marcaram o Seminário de Gestão de Vice-presidentes Técnicos, realizado nesta terça-feira, 18, em Brasília. O encontro, que faz parte do Seminário de Planejamento Estratégico do CFC, reuniu representantes de vários conselhos regionais do País. A adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS, sigla em inglês), a contabilidade para Pequenas e Médias Empresas e comentários sobre as normas brasileiras nortearam as discussões. Os vice-presidentes trouxeram para o seminário exemplos sobre as ações técnicas nos estados e trocaram sugestões relacionadas à atuação dos conselhos.
“Eventos como este provocam mais interação e harmonia entre as vice-presidências. O debate é necessário para disseminarmos a importância da aplicação das normas brasileiras de contabilidade em âmbito regional, com a adequação aos padrões internacionais”, completou a coordenadora da Câmara Técnica do CFC, a vice-presidente Verônica Cunha de Souto Maior. Junto com a coordenadora adjunta, a contadora Regina Célia Nascimento Vilanova, elas apresentaram a estrutura funcional e as atribuições da Câmara Técnica.
Para Verônica, “ao exercer a plenitude da contabilidade, o trabalho do profissional será valorizado”. A vice-presidente sugeriu o alinhamento das competências dos regimentos internos, das vice-presidências técnicas, com o objetivo de aprimorar o trabalho técnico dos conselhos regionais e incentivar a correta interpretação das normas contábeis.
Outro destaque do encontro foi a apresentação dos projetos que são acompanhados pela câmara. Entre eles, o andamento do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), as novidades na área da contabilidade pública, do Comitê Gestor de Convergência e da contabilidade para Pequenas e Médias Empresas. Para estimular a interação e o alinhamento entre o CFC e os conselhos regionais, os vice-presidentes agendaram um novo seminário que deverá ser realizado em abril.
Fonte: CFC - Conselho Federal de Contabilidade