Seminário de Desenvolvimento Operacional e Administrativo do CFC
Data: 20 de fevereiro de 2014
Fotos:
Créditos:
Desenvolver e acompanhar projetos nos Conselhos Regionais de Contabilidade são atribuições da vice-presidência Operacional do Conselho Federal. Destaque para o desenvolvimento e coordenação de projetos nos Regionais, estimulando o profissional e a organização contábil a manterem-se adimplentes; desenvolver e coordenar projetos de tecnologia de informação do Sistema CFC/CRCs; e desenvolver projetos de aperfeiçoamento da gestão administrativa do Sistema CFC/CRCs. Segundo o vice-presidente Aécio Prado Dantas Júnior é de fundamental importância o acompanhamento e apoio do CFC nos projetos que são criados para os Regionais. “Com essa aproximação, podemos tornar os serviços do Sistema mais ágeis e confiáveis”, avisa Aécio.
Na oportunidade, o vice-presidente apresentou ações a serem executadas nesta gestão, entre elas, o acompanhamento de assessoramento à cobrança dos CRCs; apoio à gestão dos CRCs em conjunto com a área administrativa; treinamento para funcionários dos CRCs; revisão do manual de cobrança.
Uma das ações que merecem destaque refere-se à modernização da Tecnologia da Informação para o Sistema CFC/CRCs. A proposta foi apresentada, também, como meta da gestão do presidente do CFC, José Martonio Coelho. “A profissão contábil se modernizou e o Sistema precisa acompanhar essa mudança tecnológica”, avisa o presidente do CFC.
Vice-presidência Administrativa apresenta projetos
O vice-presidente Administrativo do CFC, contador Luiz Henrique, apresentou temas importantes que refletem nos setores administrativos do Sistema CFC/CRCs. Como base de informação para os Regionais, o contador abordou sobre as competências no Regimento Interno do CFC, com destaque para o acompanhamento de todas as fases dos processos licitatórios, desde a solicitação para aquisição de um bem ou serviço até a sua efetiva contratação. “É importante ressaltar que a licitação de qualquer empresa deve obedecer às normas estabelecidas pela Lei da licitação”, avisa o vice-presidente. Outro ponto citado foi o estímulo e o desenvolvimento de ações de responsabilidade social bem como a coordenação e elaboração do relatório de gestão ao TCU e elaboração do balanço socioambiental.
Na oportunidade, foram apresentados os projetos e metas de 2014/2015 com destaque para a integração dos sistemas de controles operacionais que está diretamente ligado à estrutura administrativa e operacional do Sistema CFC/CRCs.