Bolo Tributário 2014: Foi dada a largada para a organização
Data: 27 de fevereiro de 2014
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No dia 26 de maio , das 11:30h às 14h, na frente da Catedral Metropolitana da Capital, será realizada a 2ª edição do Bolo Tributário, uma iniciativa do Sescon Grande Florianópolis em parceria com mais de 20 entidades representativas de nossa sociedade.
Nesta quarta-feira (26) as lideranças reuniram-se para discutir e alinhar o segundo ano de campanha. “Pretendemos, além de alertar a população neste dia, de dar seguimento à iniciativa. Não basta discursar no dia do evento. Precisamos plantar esta semente de conscientização tributária nas pessoas”, enfatizou Fernando Baldissera, presidente do Sescon Grande Florianópolis.
Neste ano a novidade será a abordagem da pirataria, ampliando a educação fiscal e social entre a população. “A pirataria é considerado o crime do século, trazendo prejuízos à indústria, ao comércio e ao próprio cidadão, sem este último perceber que a pirataria também afeta a sua saúde. Vamos contribuir com o debate e ampliar os dados alarmantes que a pirataria representa para o retrocesso da sociedade”, acrescenta Jair Schmitt, Secretário Executivo do Conselho Estadual de Combate à Pirataria (CECOP).
A campanha
No Largo da Catedral Metropolitana da Capital será montada uma tenda de aproximadamente 50m². Esta será a base do evento, onde serão distribuídos cerca de 300Kg de bolo, sendo cada fatia alusiva aos impostos pagos pelo contribuinte durante um ano. A data do evento é estratégica, pois até 25 de maio o cidadão trabalhou para pagar os impostos do ano, a partir daí que ele começa a ver a cor do próprio dinheiro. A campanha terá parceria de uma grande rede de supermercados, que vai montar o bolo e dipor de mão de obra qualificada para o atendimento ao público.
A realidade
De acordo com reportagem do Jornal do Brasil desta semana, no último dia 25 às 14h, o Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) chegou à marca de R$ 300 bilhões. Esse é o valor pago em impostos, taxas e contribuições por todos os brasileiros neste ano. Os dados são do IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação), que abastece o Impostômetro.
O que dizem
“Este evento organizado pelo Sescon é muito importante para sociedade ficar alerta do quanto se arrecada de tributos e qual peso isso tem em nosso dia a dia, qual a fatia do salário que as pessoas devolvem ao governo como carga tributária”. José Mateus Hoffmann - Vice presidente Institucional e de Relação com o Profissionais do CRCSC
“A importante divulgação da carga tributária daquilo que se paga pelos produtos adquiridos, os serviços prestados em geral, de tudo o que se consome no Brasil. É uma iniciativa muito importante, junto com outras iniciativas que já existem, por exemplo, a ACIF Jovem que organiza o Feirão do Imposto. E o Bolo Tributário vem a somar e unir todas as entidades para um objetivo comum e conscientizar a população das contrapartidas que deveriam vir dos governos”. Denissandro Perera – Diretor de Assuntos Tributários da ACIF
“Uma iniciativa extremamente valiosa e vantajosa de conscientização da população, justamente, desta carga tributária escorchante que nós suportamos diariamente. É uma iniciativa que vem sendo organizada pelo Sescon, com a parceria da CDL e demais entidades. Neste ano estaremos juntos na segunda edição da campanha. Vamos contribuir nesse ímpeto de esclarecimentos à sociedade”. Anderson Ramos Augusto – Assessor Jurídico da CDL Florianópolis
Quem participou da reunião
Marcos Koering – Assessor tributário da ACATS
Samuel Koch – Presidente da ABIH
Denissandro Perera – Coordenador ACIF Jovem
José Mateus Hoffmann – Vice presidente Institucional e de Relação com o Profissionais do CRCSC
Alaécio Amorim – Diretor Sindical para o Setor Público da Fecontesc
Giorgio Fedrizzi – Diretor da CDL Jovem
Fábio Braga – Presidente da AMPE Metropolitana
José Carlos de Souza – Presidente da CDL Tijucas
Silvia Chioca – Coordenadora de Comunicação Corpotariva da FACISC
Jomara Cadó Bessa – Assessora Legislativa da FIESC
Osni Branco – Diretor do Sebrae SC
Anderson Ramos Augusto – Assessor Jurídico da CDL Florianópolis
Patrícia Tedesco – Diretora Executiva da CDL-ACI Tijucas
Tereza de Jesus Alves – Diretora de Relações Institucionais e Políticas Públicas do Sescon Grande Florianópolis
Jair Antônio Schmitt – Secretário Executivo do CECOP
André Marquart – Diretor Social e Marketing do Sescon Grande Florianópolis
Marcelo Santos – Assessor de Imprensa da CDL Florianópolis
José Roberto Peixoto – Assessor Jurídico da ABIH SC
Vanessa Casarotto – Diretora Tributária da AEMFLO CDL/SJ
Felipe Longen Zalescki – Nucleado da ACIF Jovem
Fonte: SESCON Grande Florianópolis