Free cookie consent management tool by TermsFeed
Notícias

Delegado da Receita Federal em reunião com CRCSC


Data: 10 de março de 2014
Fotos:
Créditos:


 

O Delegado da Receita Federal, Luiz Augusto Gonçalves, e o chefe de Fiscalização em Santa Catarina, Carlos André, estiveram no CRCSC na última quinta-feira, dia 7 de março, para uma reunião técnica com o presidente Adilson Cordeiro, o diretor executivo Cláudio Petronilho e o coordenador da Fiscalização Contador Odir Amado.

 

Um dos assuntos debatidos foi a investigação por parte da Receita em processos fraudulentos envolvendo a participação de Profissionais da Contabilidade, o que será oportunamente informado e encaminhado  ao CRCSC.

 

O segundo ponto abordado pelo Delegado foram os cruzamentos de informações quanto aos profissionais liberais. É uma fiscalização que iniciou há anos e que agora toma uma relevância maior pois além do imposto de renda, englobará as contribuições previdenciárias.

 

O presidente do CRCSC, Contador Adilson Cordeiro, propôs uma agenda de palestras e outros eventos nas principais cidades do Estado, juntamente com os fiscais da Receita, orientando principalmente os clientes dos Profissionais da Contabilidade. Temos muito a contribuir e estaremos a disposição para uma agenda conjunta, afirmou o Delegado, destacando temas importantes como a MP 627, Sped, E-social entre outros. Utilizaremos o o programa “Presença Fiscal”, que possui caráter orientativo aos contribuintes.

 

O presidente do CRCSC abordou entre outros, dois temas importantes, as notificações das Gfip's retroativo a 2009 e outro sobre os MEI's. O chefe de fiscalização Carlos Andre, aponta que os trabalhos são feitos com dados do passado e que com o avanço do Sped, agilizará esses prazos. O presidente destaca a importância da dupla fiscalização por parte das pequenas e médias empresas e o problema cultural de alguns empresários fornecerem informações com atraso. Não estamos aqui defendendo quem não esteja dentro da Lei, mas que a Receita entenda a dificuldade que vivemos, correndo atrás de informações e principalmente, vivendo numa pressão enorme quanto a uma centena de obrigações acessórias. O Delegado Luiz Augusto se solidarieriza, pois disse que um dos grandes problemas é justamente receber um colaborador de uma empresa de contabilidade relatando o peso de uma multa recebida por um atraso na entrega de uma obrigação.

 

Sobre o MEI o Delegado justifica que as ações são de esfera nacional, mas que o CRCSC tem um papel fundamental nesse processo, pois pode ajudar quanto a troca de informações. A parceria com a Fazenda Estadual e os municípios são de extrema importância. O Presidente citou que a Fazenda Estadual está finalizando a apuração dos MEI's e que se coloca a disposição para fazer contato com esta e com a Fecam para buscar uma ação conjunta. O Delegado acatou a ideia e esperará o agendamento para uma reunião em conjunto.

 

O Delegado e o chefe de fiscalização destacaram a importância desse encontro, ressaltando o papel fundamental do profissional da contabilidade quanto a sua valorização e para o crescimento do país.

 

© Copyright 2022 - Direitos reservados