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Comissão de Educação Profissional Continuada inicia os trabalhos de 2014


Data: 17 de março de 2014
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Na primeira reunião de 2014, os novos membros da Comissão de Educação Profissional Continuada (CEPC) – instituída pela Portaria CFC nº 89, de 23 de janeiro de 2014 – iniciaram a discussão de temas importantes para os profissionais que atuam como auditores independentes no Brasil. O encontro está sendo realizado nos dias 13 e 14 de março, na sede do CFC.

 

O vice-presidente de Desenvolvimento Profissional e Institucional do CFC, Zulmir Ivânio Breda, falou sobre o andamento dos principais projetos para 2014. O destaque foi para as novidades da NBC PA 12, norma que regulamenta o Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC).  A comissão também realizou o julgamento de processos sobre  atividades dos auditores em 2013, credenciamentos e revalidações.

 

A educação continuada é a atividade educativa programada, formal e reconhecida que o contador, na função de auditor independente, com registro em Conselho Regional de Contabilidade, deverá cumprir com a finalidade de expandir seus conhecimentos para o exercício profissional. Aos auditores com cadastro na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI), é obrigatório o cumprimento do programa.

 

“O Programa completa 12 anos e já está consolidado. Agora é dar um passo à frente ampliando a exigência para outros segmentos dentro da própria auditoria”, explicou. Segundo o vice-presidente, o processo exige uma longa discussão com os Conselhos Regionais e com as entidades parceiras, especialmente com o Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon), e com os órgãos reguladores, como a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Banco Central e a Superintendência de Seguros Privados (Susep).

 

Outro assunto que está sendo debatido é a implantação do processo eletrônico no programa de Educação Profissional Continuada. A ideia é facilitar o trâmite das informações das atividades realizadas pelos auditores e da análise das demandas de credenciamento de capacitadoras e de cursos por parte do Sistema CFC/CRCs. “O processo ainda é muito burocrático. Todos os documentos  são entregues fisicamente, em papel. Via web, ganharemos mais tempo para cumprir os prazos estabelecidos pela norma”, ressaltou Zulmir Breda.

 

Membros

A Comissão, conforme a Portaria, é composta pelos seguintes membros: Zulmir Ivânio Breda, vice-presidente de Desenvolvimento Profissional e Institucional do CFC e coordenador da Comissão; e vice-presidentes de Desenvolvimento Profissional dos CRCs: Simone Maria Claudino de Oliveira (CRCMG), Elisângela de Paula Kuhn (CRCPR), Waldir Jorge Ladeira dos Santos (CRCRJ), Adriel Mota Ziesemer (CRCRS) e José Donizete Valentina (CRCSP). A Comissão tem ainda os membros indicados pelo Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon): Carlos Alberto de Souza, diretor nacional de Desenvolvimento Profissional; Marcelo Galvão Guerra (2ª Seção Regional); Nelson Fernando Marques Pfaltzgraff (3ª Seção Regional); Flávio de Aquino Machado (4ª Seção Regional); Renato Barbosa Postal (5ª Seção Regional); e Ronei Xavier Janovik (6ª Seção Regional); e os membros indicados pelo CFC: Tanha Maria Lauermann Scheider, Murilo César Klein, Jorge Alberto da Cunha Moreira e Marisa Luciana Schvabe de Morais (coordenadora substituta).

 

Fonte: Comunicação CFC

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