Presidente do CRCSC faz palestra sobre parceria entre empresário e profissional
Data: 28 de março de 2014
Fotos:
Créditos:
O presidente do CRCSC, Adilson Cordeiro, fez uma palestra na sede da Associação Empresarial de Imbituba (ACIM) na noite de quarta-feira, dia 26 de março, com o tema “Empresário e o Profissional da Contabilidade: uma parceria indispensável”. A promoção foi do Núcleo Contábil da ACIM com apoio da regional da OAB em Imbituba.
Adilson destacou que o tema é extremamente importante, pois sempre ouviu-se dizer que isso ou aquilo é coisa do contador, mas com as novas tecnologias, com as Normas Internacionais de Contabilidade e principalmente com a ação do fisco de forma eletrônica, por meio do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital), que aboliu o papel e recebe tudo de forma digital, a participação do empresário é fundamental.
“Muitas das informações estão nascendo dentro da empresa para o fisco. Assim foi com o SPED Fiscal, com a nota fiscal eletrônica e agora com o eSocial, onde todas as informações das folhas de pagamento serão feitas de forma digital e assinadas pelo empresário junto com o profissional da Contabilidade”, disse ele durante a palestra.
Ele ressaltou que as vidas das empresas e das pessoas físicas estão sendo monitoradas passo a passo por uma centena de informações que precisam ser encaminhadas mensalmente. “Todos nós devemos estar consciente de que tudo deve passar pela Contabilidade, todas as operações devem ser contabilizadas, nada pode ser omitido ou esquecido”, alertou.
Quando o empresário tem dúvidas deve falar com o profissional da Contabilidade, pois mesmo microempresas estão sendo fiscalizadas, afinal existe a malha fina para todos, sem distinção.
Núcleos – A palestra organizada pelo Núcleo Contábil é uma das tantas que vem ocorrendo em todo o Estado. Os núcleos iniciaram por volta do ano 2000 com a criação do Projeto Contabilizando com o Sucesso. Hoje é liderado pelo projeto Empreender, junto com a Facisc por meio das associações empresariais. Hoje temos vários núcleos com vários cases de sucesso, como em Joinville na Ajorpeme e Acij, em Brusque, em São Bento do Sul, Joaçab, em São José na Aemflo-CDLSJ, entre outros.
“É um trabalho importante que valoriza a profissão contábil e aproxima os empresários da Contabilidade. Essas iniciativas devem ser realizadas em parceria com as entidades contábeis como o CRCSC, por exemplo, junto com as entidades empresariais e com ações pautadas sempre na ética profissional”, resumiu o presidente.