CRCSC participa do lançamento do novo Regin da Jucesc
Data: 1 de abril de 2014
Fotos:
Créditos:
O presidente do CRCSC, Adilson Cordeiro, participou nessa segunda, dia 31 de março, do lançamento do projeto piloto do novo sistema de abertura de empresas da Junta Comercial do Estado (Jucesc), em Jaraguá do Sul. Junto com ele estavam o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Marcello Seemann, o conselheiro federal Sérgio Faraco e o presidente do Sindicont de Jaraguá do Sul, Ademir Orsi. O conselheiro Ilário Bruch e o delegado do CRCSC em Jaraguá, Ivan Pilon, também estavam presentes.
Marcello Seemann, Ademir Orsi, Adilson Cordeiro, Dieter Janssen e Sérgio Faraco
O governador Raimundo Colombo assinou o termo de cooperação técnica entre Jucesc e prefeitura de Jaraguá do Sul, em parceria com a Federação Catarinense de Municípios (Fecam). O secretário de Desenvolvimento Sustentável, Paulo Bornhausen, também esteve no evento. “Hoje em dia para abrir uma empresa é muita burocracia desanimando o futuro empresário e nós estamos simplificando esse processo. Teremos um grande ganho com esse projeto, que muito acredito e será um estímulo para a criação de novas empresas”, disse Colombo.
Adilson também elogiou a novidade e disse “que a abertura de uma empresa em tempo reduzido, com um processo unificado e integrado, além de agilizar, promove o desenvolvimento empresarial e da economia. No dia a dia, fica difícil dizer ao empresário que a abertura da empresa dele, dependendo da atividade, pode demorar dois meses”.
O Nova Junta, nome dado ao projeto, prevê abrir uma empresa com mais facilidade, concedendo alvarás de três a cinco dias, conforme o seu grau de risco. Com a assinatura do documento, a tramitação de processos necessários para abertura de empresas e concessão de alvarás terá uma mudança. Os órgãos responsáveis pelo processo como, prefeitura, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e Jucesc, estarão integrados em uma mesma rotina, facilitando assim a concessão quase automática do alvará. “Para isso só dependemos do grau de risco do empreendimento. Também vamos digitalizar todo o processo para que realmente tenhamos condições de avançar e fazer esse processo ser o menor do Brasil”, explicou Bornhausen.
O presidente da Jucesc, Fabrício Oliveira, explicou que o próximo passo será replicar para todo o Estado. “Já estamos avaliando, em parceria com a Fecam, 30 municípios para logo assinar o termo e entrar no processo que vai agilizar não só a abertura, mas também a concessão do alvará. Isso é um recorde a nível Brasil”. Santa Catarina recebeu em 2013, aproximadamente 71 mil novas empresas e dados da Jucesc apontam que 85% de todos os negócios abertos no Estado, são de risco baixo.
Jaraguá foi escolhida para desenvolver o projeto piloto pois já vinha aplicando ações desburocratizantes para abertura de empresas desde outubro do ano passado . “Fizemos um estudo criterioso no município, onde foi realizada a classificação das atividades de risco, possibilitando, assim, a integração do projeto que contribuirá para o desenvolvimento da nova economia catarinense”, destacou o prefeito de Jaraguá do Sul, Dieter Janssen.