CRCSC participa de lançamento de campanha no TRE-SC
Data: 26 de junho de 2014
Fotos:
Créditos:
OTribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) fez o lançamento da “Ação pela Transparência e Contra a Corrupção no Financiamento das Campanhas Eleitorais” nesta quinta, dia 26 de junho. A iniciativa pretende contribuir para uma eleição mais transparente e ao mesmo tempo incentivar o cidadão a participar. O vice-presidente do CRCSC, Marcello Seemann, e o diretor executivo Cláudio Petronilho estiveram presentes. O Conselho assinou o Termo de Adesão à Carta Compromisso da campanha e entregou ao presidente interino do TRE-SC, Desembargador Sérgio Baasch Luz.
Sob o slogan “Sou Cidadão. Digo Não à Corrupção” a Justiça Eleitoral Catarinense quer obter o engajamento das instituições públicas, das entidades da sociedade e dos cidadãos na campanha eleitoral deste ano e assim contar com um importante aliado no combate à corrupção no processo eleitoral. O CRCSC já está engajado nos itens apresentados da campanha, que é divulgar as novas normas, encaminhar as dúvidas ao site do TRE-SC e colaborar na difusão das ações deste movimento. Na oportunidade, as entidades receberam um kit contendo o material de divulgação.
Na fala de abertura do evento, o presidente do TRE-SC, desembargador Sérgio Baasch Luz, esclareceu os quatro principais pontos de atuação dessa campanha, enfatizando justamente essa parceria entre as entidades e também a orientação aos doadores e fornecedores das campanhas eleitorais. "Vamos trabalhar de forma integrada e o TRE-SC espera contar com a efetiva contribuição das instituições e de todos que almejam o mesmo fim: a legitimidade das eleições, o combate à corrupção e a transparência no financiamento e nos gastos de campanha eleitoral nas próximas eleições", disse ele.
O Procurador Regional Eleitoral, André Stefani Bertuol também se manifestou e lembrou de toda a abrangência que a Rede de Controle da Gestão Pública possui atuando de forma conjunta. Órgãos públicos como Ministério Público Estadual e Federal, Tribunal de Contas da União e do Estado, Receita Federal, entre outros, além das entidades como CRCSC e CREA, contribuem para ações conjuntas de controle e recentemente o TRE-SC foi inserido como colaborador convidado. "Mais do que punir, o papel de todos é orientar, difundir as práticas saudáveis e possibilitar essa integração das informações que permitem a transparência efetiva na atuação de cada um", disse Bertuol (na foto, ao centro).
A Coordenadora de Controle Interno, Denise Goulart Schlickmann, explicou quais são as principais ações previstas e como as entidades parceiras e sociedade podem contribuir, tanto na orientações de doadores e fornecedores, como no sistema de informações voluntárias da Justiça Eleitoral. "Qualquer cidadão pode colaborar", enfatizou ela. (na foto abaixo)
Para o sucesso da iniciativa, a Justiça Eleitoral irá promover uma série de orientações a doadores e fornecedores sobre como doar e fornecer bens ou serviços de forma correta e transparente. O conteúdo informativo está disponível no sitewww.tre-sc.jus.br.