Portal da Transparência do Governo de SC registra 684 mil acessos no primeiro semestre
Data: 9 de julho de 2014
Fotos:
Créditos:
O Portal da Transparência do Governo do Estado de Santa Catarina (www.transparencia.sc.gov.br), administrado pela Secretaria da Fazenda (SEF) por meio da Diretoria de Contabilidade Geral, que tem à frente o conselheiro do CRCSC, Adriano de Souza Pereira, registrou 684 mil acessos no primeiro semestre de 2014. A média é de 3.800 acessos por dia, 158 por hora. Grande parte das visualizações foi na área de gasto público, onde é possível pesquisar os salários dos servidores estaduais (486,6 mil acessos).
Mas o portal também disponibiliza informações sobre a receita pública e a gestão fiscal, entre outros assuntos relacionados à administração dos recursos públicos estaduais. Com atualização diária, o canal apresenta análises gráficas de receitas e despesas que ajudam o cidadão a entender melhor as informações.
Santa Catarina é o quarto colocado no ranking Índice de Transparência, divulgado no último dia 30 de maio pela Associação Contas Abertas. O Estado ganhou quatro posições em relação à última avaliação, feita em 2012.
Mobilidade - Em setembro de 2013, a SEF lançou o aplicativo Transparência Móvel SC, que permite acessar de forma rápida no celular ou tablet todas as informações do Portal da Transparência. Veja como baixar o aplicativo.
Portal da Transparência – Guia de consultas
Acesse www.transparencia.sc.gov.br
O portal está dividido em cinco grandes áreas:
1. “Receita Pública” (arrecadação diária de impostos e outras fontes de recursos, relatórios sobre a receita líquida, receita arrecadada por entidade e recebimentos distribuídos poder e órgão);
2. “Gasto Público” (pagamento a fornecedores, servidores, convênios e transferências);
3. “Análise Gráfica” (comparações de receita e despesa entre os órgãos do Poder Executivo);
4. “Gestão Fiscal” (relatórios sobre a Dívida Pública, Orçamento, Lei de Responsabilidade Fiscal e Balanço Geral do Estado);
5. “Sobre o Portal” (informações sobre como realizar pesquisas nos filtros de busca do site, legislação, perguntas frequentes e canal de comunicação com o Governo).