Inscrições para a Certificação de Responsabilidade Social estão abertas
Data: 9 de julho de 2014
Fotos:
Créditos:
A Assembleia Legislativa lançou, na tarde desta quarta-feira (9/7), a 4ª edição da Certificação de Responsabilidade Social e Troféu Destaque SC, durante entrevista coletiva realizada no Palácio Barriga Verde. O ato marcou a abertura do período de inscrições para empresas e entidades sociais sem fins lucrativos interessadas em participar do processo, público e gratuito, que reconhece as melhores práticas sociais e em favor do meio ambiente no estado de Santa Catarina. A iniciativa conta com a participação de uma Comissão Mista, da qual o CRCSC faz parte desde a primeira edição, tendo como representante a vice-presidente Raquel de Cássia Souto.
Para se inscrever, é necessária a publicação do Balanço Social 2013 das empresas e entidades. Com base nas ações apresentadas, a Comissão Mista certifica e elege as premiadas com o Troféu Destaque SC. Junto ao Parlamento catarinense, outras 14 organizações compõem a Comissão Mista de Responsabilidade Social, responsável pela premiação.
“As inscrições são feitas exclusivamente pelo site da Assembleia Legislativa. As entidades parceiras também disponibilizam em seus sites o link direto para o edital e inscrições”, explicou Adelita Adiers, presidente da Comissão Mista.
As inscrições seguem até 6 de outubro. Depois, haverá um período de 20 dias para consulta pública sobre as empresas e entidades com inscrições habilitadas. “É uma oportunidade para a sociedade participar do processo, marcado por lisura e transparência”, enfatizou Neroci Raupp, servidor da Assembleia Legislativa e membro da Comissão de Assessoramento do prêmio.
Segundo Raupp, há expectativa pela participação de mais de cem empresas e entidades aptas a serem certificadas. “Em 2013, tivemos86 certificações no total”. Recebem o troféu 6 empresas privadas, divididas de acordo com o porte e segmento. A solenidade de premiação e entrega dos certificados está prevista para o início de dezembro.
Workshops Regionais
Com o lançamento da certificação, a comissão dará início a uma série de oito workshops regionais que vão divulgar a iniciativa em todo o estado. Os encontros começam por São Miguel do Oeste, no dia 18 de julho, e terminam em São José, em 26 de setembro. O workshop será realizado ainda em Joinville (25/07), Lages (04/08), Chapecó (18/08), Jaraguá do Sul (25/08), Itajaí (05/09) e Criciúma (15/09).
Os workshops regionais e as visitas técnicas terão como objetivo mostrar as vantagens das empresas e entidades em obterem a certificação, assim como apresentar modelos e conceito de Responsabilidade Social. Além disso, serão realizadas visitas técnicas às instituições que representam empresas privadas e entidades com fins não comerciais.
Parceiros
Além do Parlamento, participam da Comissão do ano de 2014 a Associação Catarinense de Rádio e Televisão (Acaert), Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori/SC) e Associação Catarinense de Imprensa (ACI), Conselho Estadual do Jovem Empreendedor de Santa Catarina (Cejesc), Conselho Estadual das Pessoas com Deficiência (Conede), o Conselho Regional de Contabilidade (CRC), Federação das Associações Empresariais de Santa (Facisc), Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Fampesc), Fundação do Meio Ambiente (Fatma), Federação do Comércio do Estado de Santa Catarina (Fecomércio), Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Organização das Cooperativas de Santa Catarina (Ocesc), Observatório Social de Florianópolis (OSF) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae).
Objetivos do Prêmio e Certificação de Responsabilidade Social
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina, com base na Lei 12.918, de 23 de janeiro de 2004, instituiu o Certificado de Responsabilidade Social de Santa Catarina e o Troféu Responsabilidade Social - Destaque SC, tendo por finalidade reconhecer e destacar as empresas privadas e entidades com fins não econômicos que tenham a responsabilidade socioambiental incluída em suas políticas de gestão visando à promoção do bem-estar da sociedade e à preservação ambiental.
As entidades concorrem em uma única categoria. Já as empresas concorrem em três categorias, de acordo com o faturamento anual (micro/pequena, média e grande empresa). Dentro de cada categoria há dois segmentos (indústria e comércio/serviços/turismo). Mais informações podem ser obtidas no site da Assembleia Legislativa.