Free cookie consent management tool by TermsFeed
Notícias

Concorrência Leal 2 foi debatida com mais de 130 profissionais no auditório do CRCSC


Data: 15 de julho de 2014
Fotos:
Créditos:


Um público expressivo esteve no auditório do CRCSC nessa segunda-feira (14/7) para mais uma Câmara Setorial que tratou sobre a Operação Concorrência Leal 2. O evento foi organizado pelo Sescon Grande Florianópolis e reuniu mais de 130 profissionais. Na mesa diretiva estavam Fernando Baldissera, presidente do Sescon, Marcello Seemmann, vice-presidente do CRCSC, Walmor Mafra, diretor do Sescon e conselheiro do CRCSC, e Fernando Telini, assessor jurídico do Sescon.

 

Este formato de evento, como Câmara Setorial, já aconteceu nas últimas semanas em Garopaba e Tijucas. Segundo Fernando Baldissera, é uma forma democrática, quando não há formalidades. O vice presidente do CRCSC, Marcello Seemann, destacou que a postura do profissional deve ser sempre a mesma diante dos clientes, ou seja, exigir as informações corretas e orientar para seguir o que determina a legislação. Para o presidente do Sescon, o evento  “neste formato permite que os participantes possam interagir a qualquer momento, pois trata-se de uma mesa redonda que discute assuntos que atingem a classe contábil. É uma forma inteligente de discutir de igual pra igual assuntos que atingem todos os profissionais contábeis”.

A Operação Concorrência Leal 2 está chamando atenção, pois os contadores estão preocupados em quais casos os clientes correm riscos de fiscalização do Fisco. Mas, segundo o debate, é preciso que o contador entenda completamente a cartilha confeccionada pelo grupo GESSIMPLES da SEFAZ/SC. 

O prazo para retificação dos dados, nós casos em que o contribuinte entender necessário, encerra nesta terça-feira (15). De acordo com a SEFAZ, após o reprocessamento, do total de 45 mil empresas, cerca de 15 mil empresas poderão ser excluídas da malha. Dentre as situações discutidas na ocasição pode-se destacar suprimentos de caixa, custos x despesas,  rotações de estoques, distribuições de lucros, notas fiscais eletrônicas, SPED’s, presunções, entre outros.

Para o presidente do Sescon, a Câmara Setorial buscou minimizar o impacto dos reprocessamentos, pois dezenas de associados solicitaram entender como funciona a Operação. “Após o reprocessamento, que deve durar cerca de 10 dias, vamos organizar este mesmo tipo de evento novamente, em parceria com as  demais entidades contábeis e agora com a participação dos Auditores do GESSIMPLES. Acredito que o prazo final dito pela SEFAZ, que é 31 de agosto, precisa ser revisto devido às inconsistências apresentadas até o momento. Vamos negociar com o fisco neste sentido, mas alerto, digo isto não para acomodá-los, mas sim tranquilizá-los, pois nossa carga de obrigações é muito grande. Este é o papel das entidades que defendem os interesses das empresas de serviços”, disse Baldissera.

O assessor jurídico do Sescon pontuou uma dica simples, mas fundamental para que o contador esteja mais tranquilo nas próximas Operações da SEFAZ. “Faça a sua parte. Faça a Contabilidade e registre tudo antes de qualquer manifestação do Fisco, pois, assim, afasta as presunções legais. Depois de uma autuação, não há mais nada o que fazer”.

Ação Social

Todos os participantes que estiveram na Câmara Setorial no CRCSC nesta segunda-feira (14), e na última quinta-feira (10) no Sescon, levaram um quilo de alimento não perecível. No total dos dois encontros foram arrecadados 213 Kg de alimentos, que serão destinados à AVOS, do Hospital Infantil Joana de Gusmão.

Foto
© Copyright 2022 - Direitos reservados