Free cookie consent management tool by TermsFeed
Notícias

Foco no patrimônio público foi destaque no Encontro de Contadores e Controladores Públicos


Data: 21 de agosto de 2014
Fotos:
Créditos:


O consultor Nilton Cordoni Júnior, do Paraná, fez uma apresentação no primeiro dia do 3o Encontro Catarinense de Contadores e Controladores Públicos para abordar o tema do Patrimônio Público, Tratativas Contábeis e Procedimentos Contábeis de Bens Móveis e Imóveis. Num rápido resgate histórico, Cordoni lembrou que a obrigatoriedade da padronização das normas veio de uma pressão internacional para atrair investimentos e conseguir financiamentos.

 

 

Em seguida, o contador Jorge Luiz Alves, da Secretaria de Estado da Fazenda, mostrou a experiência da aplicação das novas normas em Santa Catarina. Abordou as etapas de identificação, reconhecimento, mensuração e evidenciação e quais as escolhas que o Estado fez para a convergência às novas normas da Contabilidade Pública, sendo que desde janeiro de 2013 já estão com a nova sistemática.

 

 

Talk show - A última atividade do dia 21 foi um talk show com o tema Desafios e vantagens da adoção da Contabilidade Aplicada ao Setor Público”.
Cada um dos presentes fez um breve relato das suas experiências nos órgãos públicos onde atuam e depois a mediadora Michele Roncalio, vice-presidente do CRCSC, provocou com mais perguntas a respeito dos obstáculos e pediu os exemplos de soluções. O público também interagiu, mandando perguntas aos debatedores e esclarecendo dúvidas sobre a normatização e as práticas.

 

Participaram do Talk Show (na foto, da esq. para dir.): José Rafael Correa, secretário executivo da Associação de Municípios do Vale do Itajaí; Adriano de Souza Pereira, diretor de Contabilidade da Secretaria de Fazenda e conselheiro do CRCSC; Lucilene Florêncio Viana, vice-presidente de Controle Interno do CFC e contadora da Prefeitura de Manaus (AM); Michele Roncalio, moderadora, vice-presidente do CRCSC; Leonardo Silveira do Nascimento, coordenador geral de Normas de Contabilidade Aplicada à Federação; e Luiz Cláudio Viana, auditor de controle externo do Tribunal de Contas de Santa Catarina.

 

Crédito das fotos: Horst Baumle

Foto
© Copyright 2022 - Direitos reservados