Free cookie consent management tool by TermsFeed
Notícias

Forum Simples Nacional esclareceu dúvidas em todo o Estado


Data: 2 de setembro de 2014
Fotos:
Créditos:


Cerca de 200 profissionais de Contabilidade, empresários e interessados no assunto, estiveram no auditório do CRCSC, em Florianópolis, na segunda-feira, dia 1 de setembro, para participar do Fórum Simples Nacional. O evento que faz parte do Programa de Educação Continuada (PEC), numa parceria do CRCSC com a Fecontesc, Sescon Grande Florianópolis, Sescon Blumenau e Sescon Santa Catarina, teve apoio da ITC Consultoria, que levou os palestrantes e fez a transmissão ao vivo pela internet.

O presidente do CRCSC, Adilson Cordeiro, ressaltou a importância de disseminar as palestras para todos via web. Mais de 400 computadores estiveram conectados, sendo que em muitos deles haviam grupos assistindo, como no Sindicont Chapecó, na Associação Empresarial de Maravilha e de Imbituba, além dos alunos da Unisul em Araranguá junto com o conselheiro Edio Silveira.

Os sócios da ITC, Antônio Dorvalino dos Santos e Luiz Cláudio Momm, estiveram presentes e destacaram o papel dos profissionais de Contabilidade na tomada de decisões das empresas.

O objetivo do Forum foi transmitir aos participantes informações sobre as principais alterações relacionados às novas regras trazidas pela Lei Complementar nº 147/2014, identificando as novas atividades que poderão ser incluídas no Simples Nacional neste ano de 2014 e no próximo ano (2015). Foi abordado ainda o recolhimento unificado do FGTS e das contribuições sociais, além das questões sobre o tratamento diferenciado para produtor rural pessoa física e agricultor, sobre a contribuição previdenciária patronal na prestação de serviços do MEI e, também, uma abordagem das alterações relacionadas ao ICMS, como a limitação da aplicação do regime da substituição tributária às micro e pequenas empresas e o novo prazo de vencimento do ICMS/ST.

A contadora Juliana Maurilia Martins explicou as inclusões das outras áreas, incluindo profissionais liberais, e demonstrou com exemplos práticos como calcular se vale a pena aderir ao regime do Simples. Epecialista em “MBA em Planejamento Tributário II” pela Universidade Cândido Mendes - UCAM do Rio de Janeiro, Juliana foi enfática ao dizer que é preciso detalhar os impostos para ter certeza de qual melhor opção.


Em seguida, a advogada Márcia Assumpção Lima Momm mostrou os aspectos jurídicos e trabalhistas, já que a contribuição previdenciária patronal é o que pode mudar a decisão em optar ou não pelo regime diferenciado. Especialista em Gestão Estratégica de Planejamento Tributário e especialista em Direito do Trabalho pela UNIVALI/AMATRA 12, Márcia é consultora jurídica responsável pela área Trabalhista e Previdenciária e Gerente de RH do ITC - Informativo Tributário Contábil.
 
Por fim, Filipe Rocha Batista Gomes, graduado em Ciências Contábeis e especialista em "Auditoria contábil e controladoria", fez uma apresentação das mudanças em relação ao ICMS e a limitação de substituição tributária pelas micro e pequenas empresas.

Os participantes puderam fazer perguntas e esclarecer dúvidas, sendo que os profissionais que estavam no interior também fizeram perguntas pelo celular do presidente Adilson Cordeiro. A transmissão ao vivo foi elogiada por todos que acompanharam.

Foto
© Copyright 2022 - Direitos reservados