Inscrições abertas para Seminário do Trabalho em Criciúma, dia 18/9
Data: 15 de setembro de 2014
Fotos:
Créditos:
O Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas, o eSocial é um programa do governo federal que vai unificar o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados. Todas as informações dos recursos humanos, ou seja, departamento de pessoal, serão geradas de forma eletrônica. Isso inclui a folha de pagamento, fechamento do ponto eletrônico, aviso de férias, geração de férias e todos os eventos relacionados aos pagamentos de colaboradores. Todas as informações deverão ser assinadas digitalmente pela empresa e por um profissional da Contabilidade.
Haverá palestra sobre o tema no “Seminário do Trabalho – Relações e Políticas Sociais na Atualidade" que ocorrerá dia 18 de setembro em Criciúma, na sede da ACIC, a partir das 9h. O Seminário terá a presença do ministro do Trabalho e Emprego Manoel Dias.
INSCRIÇÕES PELO SITE www.ricmais.com.br/sc/seminariodotrabalho
O auditor fiscal do trabalho José Alberto Maia, que coordena o eSocial no Ministério do Trabalho e Emprego, será o palestrante e explica que o principal benefício para os trabalhadores é a maior eficiência na garantia de seus direitos trabalhistas e previdenciários.
Para o presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC), Adilson Cordeiro, essa é uma grande mudança, pois altera todos os hábitos e rotinas desde a admissão de um empregado até a sua rescisão. Pela experiência no dia a dia dos escritórios de Contabilidade, o presidente do CRCSC acredita que as médias empresas estão buscando as ferramentas necessárias para se adaptar e as pequenas ainda buscam muita informação para entender o que vai mudar.
PARA SABER MAIS
O QUE É O eSOCIAL?
O eSocial é uma realização do consórcio composto pela Caixa Econômica Federal, Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, Ministério da Previdência Social – MPS, Ministério do Trabalho e do Emprego – MTE e Secretaria da Receita Federal do Brasil – RFB. O programa do governo federal que vai unificar o envio de informações dessas instituições pelo empregador em relação aos seus empregados.
COMO FUNCIONA HOJE
Atualmente, parte das informações são geradas digitalmente e informadas à Caixa Econômica Federal, como a GFIP (Guia de Informações da Previdência Social) e o recolhimento do FGTS. Com o novo sistema, as informações serão totalmente digitais e incluídas diretamente no eSocial, incluindo todos os eventos diários.
PRAZOS DE IMPLANTAÇÃO
O cronograma de implantação do eSocial está baseado na data de publicação do layout definitivo dos eventos, a qual ainda não está definida. Estima-se que esta publicação seja feita no decorrer do mês de outubro de 2014.
O consórcio de instituições pretende disponibilizar o sistema para testes pelas empresas apenas seis meses após a publicação do referido layout, e após mais seis meses iniciar a obrigatoriedade para o primeiro grupo de empresas. Esse primeiro grupo será composto por empresas maiores, ou seja, aquelas com faturamento superior a R$ 3,6 milhões por ano. Só depois, com prazo ainda a ser estudado, começará a obrigatoriedade para as empresas menores utilizarem o eSocial.