RBC divulga ganhadores do Prêmio Olivio Koliver
Data: 17 de setembro de 2014
Fotos:
Créditos:
“Consolidação da convergência das normas contábeis brasileiras: uma análise sobre o fim do Regime Tributário de Transição” é o título do artigo vencedor da primeira edição do Prêmio Olivio Koliver promovido pela Revista Brasileira de Contabilidade (RBC). O anúncio foi feito no dia 12 de setembro pela banca examinadora do Prêmio, que foi instituído pelo Conselho Federal de Contabilidade com a finalidade de estimular a produção de pesquisas técnicas e científicas na área contábil.
Os vencedores receberão troféus no dia 5 de dezembro deste ano, em Brasília-DF, durante a reunião plenária do Conselho Federal de Contabilidade. Na ocasião, o CFC estará realizando a milésima plenária ordinária de sua história.
O trabalho vencedor foi publicado na edição nº 202 da RBC, referente aos meses de julho e agosto de 2013, e os autores são Jorge Andrade Costa, Janilson Antonio da Silva Suzart e Benjamin Cristobal Mardine Acuña.
Conheça os autores
Jorge Andrade Costa é doutorando em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo – USP, mestre em Contabilidade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP e MBA Controller pela Fundação Instituto de Pesquisas Atuariais e Financeiras – Fipecafi. Contador e atuário pela PUC/SP é professor em diversas instituições de ensino em cursos de pós-graduação.
Janilson Antonio da Silva Suzart é doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo – USP, mestre em Contabilidade pela Universidade Federal da Bahia – UFBA e especialista em Auditoria Pública pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Analista de Finanças e Controle na Secretaria do Tesouro Nacional, tem atuado como contador governamental no Poder Executivo Federal, como consultor e como professor em cursos de graduação e pós-graduação.
Benjamim Cristobal Mardine Acuña é doutorando em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo – USP, mestre pela Universidade Católica de Brasília e certificado em IFRS pelo ICAEW (Institute of Chartered Accountants in England and Wales). É professor na Universidade Federal de Mato Grosso, tendo já atuado em pós-graduações e cursos in companyem diversas instituições no país e como consultor contábil, tributário e de controle em empresas de diversos setores de atividade.
O Prêmio
O Prêmio Olivio Koliver foi lançado, no dia 23 de julho de 2013, durante o VIII Encontro Nacional de Coordenadores e Professores do Curso de Ciências Contábeis, em Porto Alegre-RS. Criado com o objetivo de fomentar a produção e a disseminação do conhecimento na área contábil, o Prêmio também visa prestar homenagem à memória de um dos maiores expoentes da Contabilidade brasileira, falecido em 2009.
A realização do Prêmio consiste na escolha do melhor artigo publicado, a cada ano, na Revista Brasileira de Contabilidade (RBC), a partir de 2013.
A Banca Examinadora da primeira edição foi instituída por Portaria CFC nº 191/14 e contou com os seguintes professores doutores: Jacqueline Veneroso Alves da Cunha (Universidade Federal de Minas Gerais), José Elias Feres de Almeida (Universidade Federal do Espírito Santo), Vera Maria Rodrigues Pontes (Universidade Federal do Ceará), Romualdo Douglas Colauto (Universidade Federal do Paraná) e Fábio Moraes da Costa (Fucape). A coordenação dos trabalhos da Banca está a cargo de Jacqueline.
A Revista Brasileira de Contabilidade, editada pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), é uma das mais antigas publicações técnico-contábeis do Brasil, sendo que o seu primeiro número data de 1912.
Quem foi Olivio Koliver
Reconhecido como homem de vasta cultura, tanto na área da Contabilidade como em campos como história, geografia, artes e línguas, Olivio Koliver nasceu em Porto Alegre (RS), em 1937, filho de imigrantes alemães. Foi casado com Irma Mercedez Gatz e teve três filhos: Edward, William e Vivian.
Formado em Ciências Contábeis e Atuariais, ele obteve o bacharelado pela Faculdade de Economia do Vale do Rio dos Sinos e o título de doutor em Ciências Contábeis, pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio Grande do Sul. Ainda, cursou pós-graduação em universidades alemãs e também fez cursos na França.
Koliver foi professor titular da faculdade de Ciências Políticas e Econômicas da PUC do Rio Grande do Sul, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, da Universidade Federal do RS e na Fundação Visconde de Cairu (Salvador-BA). Além disso, na área acadêmica, foi consultor para projetos especiais da Universidad de Buenos Aires; professor visitante da Universidad de La Matanza, em San Justo, província de Buenos Aires; e membro do Instituto Argentino de Professores Universitarios de Costos.
Prestou serviço à classe contábil, participando do CRCRS, inclusive como presidente do Regional por quatro vezes. Foi Vice-presidente Técnico do CFC e colaborador do Grupo de Normas Brasileiras de Contabilidade. Atuou no Sindicato dos Contabilistas de Porto Alegre e no Instituto dos Auditores Independes do Brasil (Ibracon-6ª Região).
Representou a classe contábil como presidente do Comitê de Investigação Contábil da Associação Interamericana de Contabilidade (AIC), na subcomissão de contabilidade do Grupo de Integração do Mercosul, em Contabilidade, Economia e Administração (Gimcea), no Education Committee daInternational Federation of Accountants.
Entre as várias homenagens e prêmios que recebeu, destacam-se: prêmios “Roberto Casas Alatriste”, a mais alta distinção contábil das Américas, em 1983, em 1997 e em 2001; Medalha Mérito Contábil João Lyra, em 1985, láurea concedida pelo Conselho Federal de Contabilidade; Medalha Irmão Afonso, em 1987, outorgada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; e título “Contador Vitalício das Américas”, concedido na XVII Conferência Interamericana de Contabilidade, em 1989, em Assunción, Paraguai.
Olivio Koliver morreu em 29 de junho de 2009, deixando para os profissionais da contabilidade muito do seu conhecimento nos vários artigos e livros que escreveu.
Fonte: Conselho Federal de Contabilidade