Santa Catarina está em quarto lugar no Índice de Transparência de 2014
Data: 23 de setembro de 2014
Fotos:
Créditos:
Santa Catarina ficou em quarto lugar no Índice de Transparência de 2014 dos Estados brasileiros pela Associação Contas Abertas. Nesta edição, o Estado ganhou quatro posições em relação à última avaliação em 2012, na qual ficou na oitava posição.
O conselheiro do CRCSC, Adriano de Souza Pereira, é o diretor de Contabilidade Geral da Secretaria de Estado da Fazenda, cuja pasta é responsável pelo gerenciamento das informações no Portal. Depois desse resultado, anunciado em maio deste ano, ele e o vice-presidente do CRCSC, Marcello Seemann, estiveram pessoalmente em São Paulo, na sede da Associação Contas Abertas, para entregar o Balanço Geral do Estado. Na foto, o presidente da Associação Gil Castelo Branco recebe o Balanço junto com duas pesquisadoras.
Contribuíram para a melhoria do índice do Estado as alterações promovidas no Portal da Transparência, com a disponibilização dos dados sobre contratos formalizados pelos órgãos e entidades estaduais, da previsão e execução orçamentária da receita e da execução orçamentária da despesa, detalhadas conforme o interesse do cidadão (por natureza de despesa, por órgão, por fonte de recursos, modalidade de aplicação, etc.). Sobre esta última consulta a Associação Contas Abertas concluiu que: “por um único formulário, é possível encontrar tudo que o portal disponibiliza sobre execução e classificação orçamentária”. Também destacou a disponibilização dos aplicativos para Android e IOS, chamados “Transparência Móvel-SC”, com informações do portal de transparência do poder executivo do estado, e “Indicadores SEF-SC”, com informações gerenciais produzidas pela Diretoria de Contabilidade da Fazenda.
"Com o intuito de facilitar a usabilidade do portal, utilizou-se novas tecnologias para adaptar a visualização do conteúdo de forma otimizada nos dispositivos móveis utilizados pelos cidadãos”, explica o diretor Adriano de Souza Pereira.
Como resultado desse trabalho, por exemplo, as consultas sobre Diárias e Pagamentos por Credor apresentam uma nova concepção visual, estão adaptadas para o acesso por meio de dispositivos móveis e permitem, além da consulta em tela, baixar os dados em formato de arquivo.
Sobre o Contas Abertas: Criadora do Índice de Transparência, é a entidade que reúne especialistas em finanças e contas públicas, como meio de informar ao cidadão o nível de transparência das contas públicas, com o objetivo criar uma competição saudável entre os gestores públicos em prol da transparência e do controle social.
Sobre o Portal da Transparência: O portal pode ser acessado pelo endereço www.transparencia.sc.gov.br e está dividido em cinco grandes áreas: “Receita Pública” (arrecadação diária de impostos e outras fontes de recursos, relatórios sobre a receita líquida, receita arrecadada por entidade e recebimentos distribuídos poder e órgão); “Gasto Público” (pagamento a fornecedores, servidores, convênios e transferências); “Análise Gráfica” (comparações de receita e despesa entre os órgãos do Poder Executivo); “Gestão Fiscal” (relatórios sobre a Dívida Pública, Orçamento, Lei de Responsabilidade Fiscal e Balanço Geral do Estado); e “Sobre o Portal” (informações sobre como realizar pesquisas nos filtros de busca do site, legislação, perguntas frequentes e canal de comunicação com o Governo).
Fonte: Assessoria de Comunicação SEF