Setor de serviços cresce 20% em Santa Catarina, aponta pesquisa do IBGE
Data: 20 de novembro de 2014
Fotos:
Créditos:
O total de riqueza gerado pelo setor de serviços em Santa Catarina aumentou 20% de acordo com pesquisa realizada pelo IBGE. Os dados são resultado da Pesquisa Anual de Serviços feita pelo órgão sempre com base nos anos anteriores. Nesse caso, os números dizem respeito ao total gerado em 2012. No ano, as empresas da área movimentaram R$ 41,8 bilhões.
A pesquisa analisou a estrutura produtiva do setor de serviços não financeiros no Brasil. Além de apresentar dados que ajudem a compreender o comportamento do mercado formal de serviços. São informações que, por exemplo, subsidiam o cálculo do Produto Interno Bruto ( PIB) de Santa Catarina.
O setor que mais cresceu foi o de serviços prestados às famílias, que aumentou 37% em comparação com o ano anterior. Dentro desse cálculo, a maior parte diz respeito aos gastos com alimentação e alojamento. Mas o Estado segue como o com menor percentual no setor peso comparado entre os três da Região Sul.
Em Santa Catarina, o setor que mais movimentou recursos continua sendo o de serviços relacionados ao transporte e serviços auxiliares ao transporte, como os Correios. A área responde por quase um terço de todo o dinheiro movimentado, com R$ 13,5 bilhões no ano (teve aumento de 21% em relação ao ano anterior).
O número de pessoas empregadas no setor passou de 445 mil para 480 mil em um ano. Outro dado importante é o fato de que o número de empresas relacionadas à prestação de serviços subiu de 61.920 para 67.428 no mesmo período, gerando os novos empregos.
Os resultados foram divulgados nesta quarta-feira e ficarão disponíveis no portal do IBGE na Internet e na Biblioteca da Supervisão de Documentação e Disseminação de Informações/SDI-SC.
Fonte: Diário Catarinense