Conheça os profissionais homenageados no Prêmio Destaques da Contabilidade
Data: 9 de dezembro de 2014
Fotos:
Créditos:
Os contadores Edson Luiz Frances e Luiz Antonio Costa serão os profissionais homenageados no Prêmio Destaques da Contabilidade 2014. Eles foram indicados pelos colegas profissionais de Contabilidade numa votação online e depois disso foi feita uma análise de documentos por uma comissão externa. A honraria é concedida pelo Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina aos profissionais que se destacam pela atuação em favor da classe contábil e da comunidade.
A entrega do prêmio será no próximo dia 10 de dezembro (quarta-feira), às 19 horas, no auditório do CRCSC, em Florianópolis, numa solenidade que é sempre prestigiada pelas lideranças contábeis, autoridades e profissionais vindos de todo o Estado.
Na mesma oportunidade, também serão homenageados os pioneiros da Contabilidade. O profissional com registro mais antigo é o Técnico em Contabilidade Maurício Costa Moure, de Imbituba, que detém o registro profissional de número 1.069, concedido em 08 de maio de 1952.
O pioneiro dos escritórios a ser homenageado é o Escritório Contábil Heinig Ltda, de Brusque, que detém o registro de número 103, concedido em 29 de janeiro de 1969.
Serão destacados ainda os primeiros colocados nas duas edições do Exame de Suficiência 2014.
DESTAQUES
Conheça um pouco mais sobre os profissionais indicados pelos colegas profissionais da Contabilidade:
Edson Luiz Frances é natural de Blumenau, casado com a contadora Leoni Glau há 17 anos, tendo dois filhos: Gabriele e Gustavo Frances. Técnico em contabilidade formado em 1991 pela escola técnica Hermann Hering, atual CEDUP em Blumenau. No ano de 2002, concluiu a graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Regional de Blumenau (FURB) e, após, a pós-graduação em Controladoria, também pela FURB. Em 1990, iniciou a carreira em Contabilidade numa empresa de Blumenau. Quatro anos depois, foi convidado para lecionar no curso técnico de contabilidade do CEDUP, onde ministra aulas até hoje. Em 2006, a convite do chefe de departamento de ciências Contábeis da Furb, contador Oldoni Pedro Floriani, passou a lecionar na instituição, onde ficou até julho de 2007. Desde então atua como professor na Uniasselvi, em Blumenau. Como empresário contábil, assessora a empresa Meta Linear Assessoria Contábil Ltda. Foi conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina de 2008 a 2013, onde atuou também como Vice-Presidente de Fiscalização e de Controle Interno. Foi Diretor de Eventos no Sescon Blumenau (gestão 2004/2007 e 2007/2010). De 2011 a 2014 atuou como Diretor de Desenvolvimento e Capacitação Profissional do Sindicato dos Contabilistas de Blumenau. De 2008 a 2013 prestou serviços voluntários de apoio de extrema relevância em ênfase em Ações sociais à Associação Casa São Simeão. Em 2013 assumiu o cargo de Diretor de Receitas da Secretaria Municipal da Fazenda da Prefeitura de Blumenau, onde atua até os dias de hoje.
Luiz Antonio Costa é manezinho da Ilha nascido no Bairro da Trindade em 1953 e tem orgulho de suas origens humildes, sua mãe “rendeira da ilha e lavadeira” ensinou-lhe o respeito e obediência às autoridades e pessoas mais velhas e a responsabilidade pelos seus atos. Seu pai, padeiro de mão cheia, era dos mais requisitados nos anos 50. E era também artesão da madeira. Jamais amassou um pão, mas herdou o talento da rendeira e do artesão e com suas mãos construiu uma história, antes mesmo do primeiro emprego.
O início desta história se dá em 1968, quando Luiz Antonio Costa forma-se na Escola SENAC, recebendo o título de Auxiliar de Escritório, com o mérito do 2º lugar. Ainda em 1968, no convênio menor aprendiz, teve seu primeiro emprego formal, na Cia Singer, no Centro de Florianópolis. Em 1971 concluiu o ensino médio obtendo o título de Técnico em Contabilidade, formado pela Escola Técnica de Comercio São Marcos, que por razões típicas da época, só obteria seu diploma em condições de registrar no CRCSC três anos depois. Em 1972 foi aprovado no vestibular da Universidade Federal para o curso Ciências Sociais e Humanas e em 1973 optou pelo curso de Administração.
Ainda na década de 70 fundou com o irmão Carlos Roberto da Costa, igualmente profissional da contabilidade, a sociedade hoje denominada “Luanco Consultoria e Contabilidade Ltda”. No mesmo período, casou com Maria Aparecida Schweitzer Costa, com quem teve três filhos: Luiz Celso, Luiz Alberto e Leticia e em 2009 a neta Isadora. Em 1976 assumiu como gerente financeiro e contabilista da Contec Construtora e Incorporadora Ltda.
Em 1979 iniciou o curso de Ciências Contábeis na Universidade Federal e concluiu em 1982. Em 1981 aprovado pela terceira vez no vestibular da Universidade Federal, iniciou o curso de Direito, que por necessidade de trabalho com viagens constantes, apenas três fases foram concluídas. De 1980 a 1990 integrou o quadro de consultores do SEBRAE/SC, onde prestou serviços às empresas catarinenses.
Em 1992 retorna ao escritório contábil, criando um segundo estabelecimento e dividida a sociedade inicial; ficando uma com o irmão e o sobrinho e o atual: Luanco Contabilidade Ltda, localizado no Roçado, com o Filho Luiz Celso, também Contador e Administrador. Entre 1993 e 1998 atuou como perito contador da 3ª Vara Cível. Em 1996 iniciou o curso de Direito na UNIVALI, concluindo em 2000. Aprovado no exame de ordem da OAB-SC, obteve suas credenciais de advogado em novembro de 2000, com a sua primeira audiência realizada em dezembro do mesmo ano.
Entre 2001 e 2002 cursou o Mestrado Profissional na UNISUL, com foco em Relações Internacionais, área de concentração em Direito Internacional Privado. Deu Início sua carreira no Magistério, contratado para as áreas de Contabilidade e administração no Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis. Também integrou o quadro de professores das Faculdades Borges de Mendonça e da Universidade Federal. Seu próximo projeto é reorganizar materiais de estudo, pesquisas e documentos produzidos para editar obras literárias profissionais e ainda um romance em homenagem à sua esposa, pelos 40 anos de casamento.