Free cookie consent management tool by TermsFeed
Notícias

Fecomércio SC lamenta que controle inflacionário só seja feito com aumento dos juros


Data: 26 de janeiro de 2015
Fotos:
Créditos:


A Fecomércio SC considera importante um maior controle da inflação, mas lamenta que isso seja feito através de sucessivas elevações dos juros, como mais uma vez aconteceu na noite da última quarta-feira (21), quando o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) decidiu, por unanimidade, aumentar a taxa básica em 0,5 pontos percentuais. Agora ela está em 12,25%, a maior desde julho de 2011.

Para a Fecomércio SC, o cenário inflacionário do país é preocupante e necessita de atenção. Entretanto, a resposta dos preços ao aumento da taxa de juros está se dando de maneira muita lenta. Em contrapartida, o aumento dos juros apenas se reflete em queda no volume de vendas do comércio e nos níveis de produção da indústria e demais setores.

O aumento dos juros prejudica em demasia o setor produtivo, ao onerar tanto o consumidor quanto os empresários em suas decisões de investimento e, assim, dificultar ainda mais a saída do país do patamar de baixo crescimento. Portanto, consideramos que outras medidas, como um verdadeiro ajuste fiscal e uma subsequente reforma tributária e trabalhista, seriam muito mais efetivos para combater o baixo crescimento e a inflação.

Com a nova decisão do Copom, os juros aumentaram 5 pontos percentuais desde a mínima de 7,25% de março de 2013. A elevação de ontem reflete uma maior preocupação por parte do comitê com a inflação, sob a justificativa de que fortes pressões inflacionárias surgiram neste início de ano, vindas do ajuste econômico orquestrado pelo Ministério da Fazenda. Foi anunciado aumento de impostos que incidem sobre a gasolina e cosméticos, bem como o reescalonamento dos preços administrados, como os da energia elétrica, combustível e transporte urbano, que podem contaminar toda a economia. 

 

Fonte: Fecomércio-SC. 

Foto
© Copyright 2022 - Direitos reservados