Free cookie consent management tool by TermsFeed
Notícias

Presidente do CRCSC fez palestra em Dionísio Cerqueira


Data: 3 de março de 2015
Fotos:
Créditos:


O Núcleo dos Contadores da Fronteira (NCF), juntamente com a Associação Comercial e Empresarial de Barracão, Dionísio Cerqueira e Bom Jesus do Sul (Ascoagrin), promoveu, em 27 de fevereiro, um café da manhã empresarial, na sede da Associação.

O evento teve a presença do presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC), Adilson Cordeiro, que proferiu palestra sobre temas como eSocial, Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), gestão empresarial, os papéis do profissional contábil, entre outros assuntos.

Iniciando sua palestra, Adilson Cordeiro parabenizou o Núcleo dos Contadores da Fronteira e afirmou ser um entusiasta dos núcleos empresariais. Também destacou a boa presença de empresários no evento.

 

 

Ele fez um panorama da evolução e das mudanças constantes e cotidianas na vida contábil e empresarial, destacando que hoje é imprescindível a proximidade entre o contador e o empresário. “Os contadores hoje são co-responsáveis pelas ações dos empresários. Hoje, com as novas ferramentas e sistemas, o monitoramento é diário e instantâneo e as informações se renovam  a cada segundo. É preciso esquecer os procedimentos do passado, pois hoje a contabilidade não tem mais fronteiras, é global, e segue os padrões internacionais”, enfatizou.

Ele também falou sobre aspectos determinantes desse novo relacionamento e proximidade que precisa haver entre o contador e o empresário, abordou questões sobre as mudanças no Simples Nacional e a amplitude que ele passa a ter, sobre a integração dos Fiscos e a uniformatização das informações, e sobre as novas ferramentas que estão sendo implantadas. “São mais de 100 obrigações empresarias repassadas ao Fisco pelos contadores, e qualquer descuido ou equivoco em uma dessas informações acarreta multas pesadas. É fundamental que todos tenham a compreensão de que os tempos são outros e é imprescindível que haja essa relação próxima entre contadores e empresários. Precisamos mudar hábitos e rotinas e esquecer o ‘jeitinho brasileiro’. Os empresários precisam aproximar-se, cada vez mais da contabilidade, pois hoje vivemos a auditoria digital tributária e o contador passou a ser vital para o empresário, quanto é o médico ou o advogado”, concluiu Adilson. 

Também participaram do café da manhã empresarial, além dos contadores da tri-fronteira, o presidente da Ascoagrin, Tarcízio Sartori; o coordenador do NCF, Carlos Vanderley Porfírio; o prefeito de Bom Jesus do Sul, Cezar Bueno, que representou os prefeitos do Consórcio Intermunicipal da Fronteira (CIF); e o secretário de Desenvolvimento Econômico de Dionísio Cerqueira, Gilberto Selzler.

 

Foto
© Copyright 2022 - Direitos reservados