CFC e Ibracon participam de Fórum Estratégico da Ifac
Data: 4 de março de 2015
Fotos:
Créditos:
A International Federation of Accountants (Ifac) realizou, nos dias 2 e 3 de março, em sua sede, em Nova York, Estados Unidos, o Fórum Estratégico dos Chefes Executivos, que teve como tema principal “A Formação de um Pronto Futuro”. O Conselho Federal de Contabilidade (CFC), como organismo-membro da Ifac, foi representado pela ex-presidente (gestões 2006 a 2009) Maria Clara Cavalcante Bugarim, atual presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon); e pela diretora executiva, Elys Tevania Carvalho. O Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon), que também faz parte do quadro de entidades associadas à Ifac, contou com a participação do presidente, Idésio Coelho.
Da esq. para dir.: Olivia Kirtley, presidente da Ifac; Idésio Coelho, presidente do Ibracon; e Maria Clara Cavalcante Bugarim, ex-presidente do CFC e presidente da Abracicon.
O Fórum foi aberto pela presidente da Ifac, Olivia Kirtley. Entre os temas em discussão no evento constaram: as principais tendências mundiais que afetam a profissão e a Ifac, os objetivos estratégicos mais relevantes, o ambiente que envolve a profissão contábil nos diversos países, a questão da regulamentação e, entre outros, a proposta de expansão global da entidade.
Os representantes do CFC e do Ibracon participaram diretamente da discussão sobre os rumos da contabilidade mundial de 2015 a 2018.
As discussões para traçar um plano estratégico para a Federação Internacional dos Contadores, com a participação das entidades que compõem a Ifac, começaram no final de 2014 e já foram realizadas várias reuniões.
As discussões ocorridas durante o Fórum Estratégico dos Chefes Executivos serão apresentadas ao Conselho da Ifac e, posteriormente, para todas as entidades membros da Federação, as quais poderão fazer comentários e sugestões a respeito. O processo de construção do plano estratégico da Ifac deverá ser finalizado até o mês de novembro deste ano.
Apresentações
Conforme a metodologia do Fórum, os temas foram discutidos por grupos de participantes. Abaixo estão reproduções das apresentações manuscritas feitas pelos grupos participantes do Fórum da Ifac.