CRCSC participa de Seminário sobre estratégias para desenvolvimento dos municípios
Data: 13 de maio de 2016
Fotos:
Créditos:
Com a finalidade de discutir com os municípios catarinenses o cenário econômico e apresentar estratégias para incentivar o desenvolvimento em todo Estado, o Governo de Santa Catarina, em parceria com a Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), promoveu na tarde da última quinta-feira (12/5) o Seminário da Agência de Atração de Investimentos - Investe SC: Oportunidades de Negócios. O encontro foi no auditório da Fiesc, em Florianópolis, e teve palestra do jornalista e editor-chefe da revista IstoÉ Dinheiro, Luís Artur Nogueira.
O presidente do CRCSC Marcello Seemann esteve no evento junto com o conselheiro Walmor Mafra. Antes de iniciar, Seemann aproveitou a presença de autoridades e lideranças municipais para mostrar o Programa Contabilizando para o Cidadão, que já está divulgando de forma mais simples vários números dos gastos de recursos públicos aqui no site do CRCSC.
O evento contou com a presença de prefeitos, secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, economistas, empresários envolvidos em mercados de investimentos e de empresas instaladas no Estado. “ Somos um Estado que, apesar da grave crise que assola o país, consegue manter sua economia pujante e estamos criando meios, como a Investe SC, para continuar atraindo investimentos e construindo oportunidades”, revela o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Carlos Chiodini.
Para o secretário de Estado da Fazenda (SEF), Antonio Gavazzoni, a atração de investimentos deve ser permanente, e Santa Catarina tem vantagens competitivas importantes. “Mesmo em meio à crise, não aumentamos impostos. Isso faz muita diferença para quem busca investir. Empreendedores que têm o Brasil no seu foco, só aguardam o melhor ponto de entrada para quando a crise passar. E aí seremos um dos Estados mais competitivos do Brasil”, diz.
A Investe foi lançada no fim de 2015 com o objetivo de fortalecer a economia catarinense, com investimentos de qualidade que supram as necessidades das empresas. A agência atua para que o Estado tenha reconhecimento internacional, fortalecendo as cadeias produtivas com traçadas estratégias setoriais com atuação em rede. O primeiro acordo de cooperação foi assinado em março, a congênere suíça Switzerland Global Enterprise (S-GE) para promover investimentos e o comércio bilateral do Estado com o país europeu.
Segundo o presidente da Fiesc, Glauco José Côrte, o encontro foi uma ótima oportunidade para que os municípios conheçam o grande volume de dados e informações disponíveis na Investe SC e no Observatório de Inteligência Industrial. “O evento permite ampliar a parceria que está dando certo entre os setores público e privado na busca de investimentos e no estímulo ao desenvolvimento”, declarou.
Além da Fiesc, SDS e SEF, a comissão que integra a Investe SC é formada pela Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), Secretaria Executiva de Assuntos Internacionais e SC Par.
Cenário nacional – Para apresentar a conjuntura política e econômica, nacional e mundial, o editor-chefe da revista IstoÉ Dinheiro, Luís Artur Nogueira, fez a palestra de encerramento do Seminário da Investe SC: Oportunidades de Negócios. Formado em jornalismo na Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero e em economia pela Universidade Paulista (UNIP), com MBA em Informações Econômicas e Derivativos, Nogueira trabalha há mais de 20 anos com o tema.
