Primeira defesa de tese de doutorado em Ciências Contábeis da FURB
Data: 31 de maio de 2011
Fotos:
Créditos:
A primeira defesa de tese do curso de Doutorado em Ciências Contábeis e Administração da Universidade de Blumenau tem sua cerimônia programada para o dia 31 de maio, às 9h30, no Auditório Professor Rivadávia Wollstein, Bloco T, câmpus 1 da FURB.
“Além de ser um marco histórico para a FURB, por ser o primeiro doutorado da instituição, também é um evento importante para a região, e mesmo para o país. No Brasil há aproximadamente 200 doutores em Contabilidade, para uma demanda de mais de 1.000 cursos de graduação em Ciências Contábeis”, informa a professora Dra. Ilse Maria Beuren, coordenadora do doutorado da FURB.
Durante três décadas havia apenas um curso de doutorado (FEA/USP - SP), mas esse cenário vem mudando com a criação de novos cursos, sendo que em 2007 foi aprovado o segundo (UnB - DF), em 2008 o terceiro (FURB - SC) e em 2009 o quarto (FUCAPE - ES).
O curso de Doutorado em Ciências Contábeis e Administração da FURB foi recomendado pela CAPES (órgão de orientação e avaliação de mestrados e doutorados do MEC) em 2008. A primeira turma iniciou as aulas em setembro do mesmo ano e após, sempre no segundo semestre de cada ano, houve ingresso de nova turma. O tempo de duração do curso é de no máximo 4 anos, entre a realização dos créditos e o desenvolvimento da tese.
“O candidato ao título de doutor, que irá defender a tese ‘Gerenciamento de resultados: análise comparativa de empresas brasileiras e inglesas antes e após a adoção das IFRS’ (normas internacionais de contabilidade), Roberto Carlos Klann, realizou o curso em tempo recorde, menos de três anos, dada a sua competência e dedicação ao curso, sem deixar de lado suas atividades profissionais”, conta a professora Ilse. “Ele também realizou o Curso de Mestrado em Ciências Contábeis na FURB, concluído em agosto de 2007, em menos de dois anos e com o mesmo brilhantismo”, reforça a professora, que foi a orientadora de Roberto no mestrado e no doutorado.
A defesa da tese é aberta ao público e contará com a presença de autoridades acadêmicas e profissionais.
Fonte: Furb