Free cookie consent management tool by TermsFeed
Notícias

Como foi: Reunião Plenária do CRCSC


Data: 21 de julho de 2016
Fotos:
Créditos:


A Reunião Plenária do CRCSC realizada nesta quarta-feira (21/7) recebeu a visita do Diretor de Administração Tributária da Fazenda Carlos Roberto Molim e as auditoras fiscais Fernanda Costa e Vandeli Dannebrock, para apresentar as alterações propostas na Lei 10.297/96 que trata das infrações relacionadas ao ICMS. “Queremos construir com a ajuda dos profissionais da contabilidade um projeto que atenda as novas características do ICMS, substituição tributária, Simples Nacional e obrigações acessórias eletrônicas”, explicou a auditora Fernanda Costa.

 

 

O objetivo é melhorar a eficiência das sanções tributárias e adequá-las a atual sistemática de apuração e pagamento do imposto. “A ideia não é aumentar o valor das multas, e sim adequar as situações que não têm multas específicas”, complementou.

O presidente do CRCSC Marcello Seemann reforçou a importância de os profissionais da contabilidade participarem desse processo de mudança. “Somos aplicadores da Lei, precisamos sugerir melhorias para otimizar nosso trabalho e melhorar a vida do contribuinte”, disse. A elaboração da redação final do Projeto receberá contribuições do CRCSC e demais entidades contábeis.

Observatório Social 

No segundo momento da Plenária, o presidente do Conselho de Administração do Observatório Social do Brasil (OSB) Ney da Nóbrega Ribas apresentou como funciona as frentes de trabalho da Rede OSB, que está presente em mais de 100 cidades, em 18 estados brasileiros. Atualmente são mais de 2.000 pessoas trabalhando pela educação fiscal e transparência dos gastos públicos. Conforme o presidente, nos últimos três anos com a contribuição desses voluntários no Observatório Social, houve uma economia de mais de R$ 1 bilhão para os cofres municipais.

 

 

Os conselheiros elogiaram o trabalho desenvolvido pelo OSB e enfatizaram a importância de toda a classe contábil ajudar no monitoramento dos indicadores da gestão pública. Na oportunidade, o presidente do CRCSC Marcello Seemann e a vice-presidente Rúbia Magalhães entregaram ao palestrante a cartilha do Programa “Contabilizando para o Cidadão”, que também destaca a necessidade do cidadão acompanhar e fiscalizar a aplicação dos recursos públicos gerados pelos impostos.

 

 

 

Foto
© Copyright 2022 - Direitos reservados