Receita Federal informa que está atuando para resolver problemas da entrega da DBE-CNPJ
Data: 24 de agosto de 2016
Fotos:
Créditos:
O Delegado da Receita Federal em Florianópolis, Saulo Figueiredo Pereira, informou nessa tarde (24/8) às entidades contábeis que a instituição está trabalhando para resolver os problemas que estão ocorrendo na entrega de Documento Básico de Entrada no CNPJ (DBE). Durante uma reunião com o presidente do CRCSC, Marcello Seemann, o Delegado ligou para a responsável pela Divisão de Cadastro da Superintendência da Receita Federal em Curitiba, Sandra Eberle, que avisou que todos os esforços estão sendo envidados para solucionar os problemas encontrados. Ela alertou ainda que os usuários do sistema devem limpar o cache de suas máquinas, testar os navegadores e tentar acessar de novo, pois os testes realizados no ambiente da Receita Federal não apresentaram problemas.
De qualquer forma, Saulo Figueiredo Pereira avisou que estará acompanhando de perto as tratativas e avisará as entidades contábeis sobre isso.
Muitos profissionais de Contabilidade relataram a instabilidade no sistema ao Conselho e às demais entidades contábeis desde o dia 16 de agosto e uma reunião entre entidades nacionais foi realizada, resultando numa nota explicativa da Receita dia 22 de agosto.
Em outras unidades do Estado - Ceará, Piauí e Maranhão - a Receita Federal está liberando suas estações de Autoatendimento para que os profissionais e contribuintes possam transmitir a DBE/CNPJ.
Ontem, dia 23/8, as entidades contábeis catarinenses publicaram uma Nota Conjunta sobre o tema, já que ate então o problema ainda persiste e as entidades estão em contato permanente com a Receita Federal, entretanto não depende apenas da cobrança que está sendo feita, mas também da tecnologia do SERPRO e da própria instituição Receita Federal do Brasil. A Nota encerra dizendo: "Reiteramos nosso compromisso em exigir dos órgãos públicos condições dignas de trabalho aos profissionais da Contabilidade e continuaremos acompanhando de perto a solução deste problema".
