Free cookie consent management tool by TermsFeed
Notícias

COMO FOI: Jovens lideranças reunidas debatem desafios da profissão


Data: 1 de setembro de 2016
Fotos:
Créditos:


A segunda edição do Seminário de Jovens Lideranças ocorreu no dia 25 de agosto no auditório do CRCSC com a participação de cerca de cento e oitenta jovens profissionais e estudantes de Contabilidade. Eles ouviram e interagiram com dois palestrantes, sendo o primeiro o contador e professor Ranieri Angioletti, conselheiro do CRCSC, que abordou a importância da Contabilidade nas empresas. Em seguida foi a vez da palestra da contadora e coach Marlise Alves Teixeira, pós-graduada em Psicodrama, empresária contábil e conselheira suplente do CRCSC. Ela falou da Contabilidade como ferramenta no desenvolvimento financeiro.

 

Na abertura, o presidente do CRCSC Marcello Seemann contou um pouco da sua trajetória, iniciada no movimento estudantil, e do orgulho que sente de ser contador. “Não tem sucesso sem sacrifício”, complementou. O conselheiro suplente do CRCSC Hermeliano de Oliveira, coordenador da Comissão de Jovens Lideranças Contábeis, agradeceu a presença de todos que vieram em busca de novidade. O representante da Comissão Regional Jovens Lideranças Contábeis do Conselho Federal de Contabilidade, Marcelo Machado de Freitas, apresentou a Comissão e destacou que é importante disseminar o papel do contador na sociedade. A integrante dessa Comissão por Santa Catarina, Priscila Propp, não pode estar presente por motivos de saúde e gravou um vídeo que foi transmitido aos presentes.

O conselheiro Ranieri mostrou um panorama da área contábil nas empresas e como o fato de vivermos num mundo cada vez mais digital tem mudado alguns conceitos. “Atualmente, os atos e fatos registrados primam mais pela essência do que pela forma. Precisamos informar os clientes o tempo todo sobre as novidades e retroalimentar com dados”, disse ele, complementando que a Contabilidade gera crescimento e possui compromisso com a veracidade, sendo fundamental para sociedade, investidores e governos.

 

 

Para abordar o tema do desenvolvimento financeiro, a palestrante Marlise Alves Teixeira inovou na apresentação, convocando os presentes a interagirem. Ela iniciou dizendo que a falta de cultura da educação financeira e as crenças religiosas nos levam a ausência de planejamento e a acreditar que dinheiro não traz felicidade.

“Os profissionais de Contabilidade podem ajudar a encontrar caminhos para geração de riquezas”, disse ela, que para mostrar como isso pode ocorrer dividiu o público em oito grupos e fez uma dinâmica pedindo que escrevessem sobre as ferramentas da Contabilidade e como cada uma poderia ajudar no dia a dia. Cada grupo tinha um líder (foto) que escolhia uma ferramenta e depois de um debate entre os integrantes explicava a função daquela ferramenta dentro da COntabilidade. Ao final, muitos dos participantes escreveram espontaneamente frases avaliando o evento no flip-chart usado na apresentação.

 

 

 

 

Foto
© Copyright 2022 - Direitos reservados