Contabilistas participam de curso sobre demonstração de fluxo de caixa e notas explicativas
Data: 2 de setembro de 2016
Fotos:
Créditos:
Com objetivo de oferecer aos contabilistas aprimoramento profissional, o Sindicato dos Contabilistas de Chapecó (Sindicont), por meio do Projeto Educação Continuada (PEC), promoveu nesta semana o curso “Estrutura das Demonstrações Contábeis com Ênfase na Elaboração da DFC e Notas Explicativas”. Além do conteúdo teórico, a capacitação ofereceu atividades práticas para fixação das técnicas de elaboração da demonstração do fluxo de caixa e das notas explicativas, facilitando ao participante a operacionalização na sua rotina diária.
O instrutor Marcos Rebello comenta que o Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRC/SC), percebe a necessidade de preparar profissionais da área para a elaboração do conjunto completo das demonstrações contábeis. “O Conselho tem percebido que ainda há uma boa parcela de profissionais com dificuldade na elaboração do conjunto completo das demonstrações de informações contábeis. A maior carência está na demonstração de fluxo de caixa e nas notas explicativas. Nas fiscalizações do CRC, percebe-se que muitas vezes tenta-se fazer uma nota padrão para todas as empresas, mas cada organização precisa ter a sua nota específica”, explana.
Rebello afirma que o detalhamento das notas explicativas depende de cada caso e de cada empresa. “A finalidade é atender a necessidade de usuários externos, ou seja, bancos, fornecedores, investidores. Para uma nota explicativa ser boa depende muito de quem é o usuário externo e não necessariamente de uma norma. É preciso avaliar cada caso, por isso é um pouco trabalhoso”, explica.
Participaram da capacitação assistentes, auditores, contadores, supervisores, técnicos e empresários. A auxiliar contábil Josiane Brighenti fez o treinamento com objetivo de buscar especialização. “Fiz o curso para me atualizar e para agregar conhecimentos para a empresa onde trabalho. Foi prático e bastante proveitoso”, conclui.
Fonte: Por MARCOS A. BEDIN - MB Comunicação Empresarial/Organizacional