Notícias
Como melhorar a atratividade do negócio contábil
Data: 6 de setembro de 2016
Fotos:
Créditos:
Entre os principais aspectos da atividade empresarial contábil pode se destacar o exercício de uma atividade formal, transparente de excelente qualidade de gestão.
Mas será que apenas essas características são suficientes para alavancar o crescimento deste tipo de empresa?
Muitos escritórios de contabilidade hoje são referência no Brasil por seu método diferenciado de trabalho, que muitas vezes é elaborado por seus gestores com base no tamanho do escritório, o estilo de gestão, uso de ferramentas tecnológicas modernas, presença online e etc.
Mas o que normalmente estes escritórios de sucesso têm em comum apesar de seus traços diferenciados, e que os mantém progredindo é uma missão claramente definida.
Ter uma missão inspira confiança e gera credibilidade tanto para os clientes como internamente entre os colaboradores. Uma missão é um objetivo para a empresa contábil, e isso transmite a essência de identidade própria para os clientes.
Ser flexível às mudanças também é uma característica muito importante, pois a economia muda, as leis mudam, então é necessário que a empresa consiga acompanhar essas mudanças. Processos internos, softwares de gestão e processos mais modernos são alguns exemplos de estruturas que um escritório pode usar para se adaptar as atuais tendências de mercado, sem contar que ter uma gestão flexível é também um diferencial.
Isso porque a mudança não deve apenas visar adaptação as novas normas legais obrigatórias que venham a surgir, mas também ter a visão de processos criativos e inovadores que possam ser inseridos e que impactem positivamente perante o mercado contábil.
Por isso a palavra inovar deve estar constantemente em alta no vocabulário do empresário contábil. Ser referência por uso de ferramentas inovadoras que aumentam seus lucros e reduzam o tempo gasto com processos internos deve ser uma das metas desse ramo de atividade.
Além de nunca parar de inovar, é importante lembrar-se do público-alvo que se quer atingir. Muitos escritórios se especializam justamente em um foco especifico de clientes, seja um ramo de atividade, ou por uma forma de tributação específica.
O ideal é desenvolver todos os processos do escritório pensando sempre em dar um atendimento de alta qualidade a seus clientes, destacando assim a empresa contábil perante o mercado e a concorrência.
Uma vez tendo o escritório conseguido reconhecimento e tendo destaque pelo seu diferencial na forma de atuação, é normal que comece então a atrair mais clientes do segmento almejado com mais facilidade.
*Carla Lidiane Müller – Bacharel em Ciências contábeis. Cursando MBA em Direito Tributário
Fonte: Contabilidade na TV
