Free cookie consent management tool by TermsFeed
Notícias

COMO FOI: Câmara Técnica DEBATE abordou IFRS para pequenas e médias empresas


Data: 28 de outubro de 2016
Fotos:
Créditos:


O CRCSC promoveu nessa sexta-feira (28/10) mais uma edição do Câmara Técnica DEBATE. A palestra foi com o contador Paulo Walter Schnorr, conselheiro do CFC e autor dos livros Escrituração Contábil Simplificada para Micro e Pequena Empresa (2008) e Contabilidade para Pequenas e Médias Empresas (2010). 

Ele deu dicas sobre as demonstrações contábeis, notas explicativas e mostrou as mudanças com a NBC TG 1000 e a ITG 1000, que é uma subdivisão para atender o universo de microempresas no país. 
A palestra e o debate teve transmissão online pelo site e pelo facebook, com mais de 140 conexões. No facebook a transmissão atingiu mais de 27 mil pessoas alcançadas e 69 compartilhamentos.

O presidente do CRCSC Marcello Seemann abriu o evento junto com a vice-presidente da Câmara Técnica, Michele Roncalio. O debatedor foi o conselheiro Cassiano Bambinetti, representante dos Técnicos em Contabilidade no Conselho Diretor do CRCSC.

O contador Paulo Walter Schnorr destacou a importância da Contabilidade para evitar fraudes e ressaltou a seguinte frase: "Finanças é a linguagem dos negócios, a Contabilidade é a gramática", revelando o quanto é importante para as empresas ter esse serviço bem feito, independente do porte.

Revisões periódicas - O palestrante destacou que o CFC iniciou em maio o processo que resultou na revisão destas Normas de Contabilidade para Micro e Pequenas e lembrou que a partir das demandas vindas de entidades e também de profissionais foram feitas algumas adequações, como o fato do ITG 1000 ser de caráter facultativo, ou seja, quem já adotou a NBC TG 1000 pode migrar para esse novo modelo se quiser. "Para todos vale lembrar que a entidade deve elaborar no final de cada exercício, balanço patrimonial, demonstração do resultado e notas explicativas. Já a elaboração de Demonstração de Fluxos de Caixa é facultativa", esclareceu e complementou: "As receitas, despesas e custos devem ser escriturados contabilmente, com base e observância no regime de competência". Depois foi aberto para debate, tanto para os participantes que estavam na sede do CRCSC quanto para os que estavam acompanhando a palestra online e mandaram peguntas pelo facebook e pelo email.


AGENDE-SE: O próximo Câmara Técnica DEBATE será dia 23 de novembro.

Foto
© Copyright 2022 - Direitos reservados