Free cookie consent management tool by TermsFeed
Notícias

Curso no CRCSC abordou Elaboração de Notas Explicativas e o Novo Relatório do Auditor Independente


Data: 5 de dezembro de 2016
Fotos:
Créditos:


Na última sexta-feira (2) o CRCSC promoveu mais um Curso do Programa Educação Continuada, que abordou as novidades na Elaboração de Notas Explicativas e o Novo Relatório do Auditor Independente. A capacitação foi dada pelo presidente da 6ª Seção Regional do IBRACON, contador Marcelo de Deus Saweryn e o diretor técnico da entidade, Paulo Ricardo Pinto.

Na parte da manhã, os participantes discutiram as alterações e ações necessárias para produzir o novo Relatório do Auditor Independente.  “O processo de mudança do Novo Relatório já ocorre há cinco aproximadamente com a necessidade dos investidores e gestores das empresas entenderem os relatórios dos auditores. Eles eram genéricos e tinham um caráter muito formal. Em função disso, as normas profissionais foram revisadas e adaptadas para que os assuntos principais de auditoria pudessem ser inseridos no relatório”, contextualizou Marcelo.  

Durante sua explanação, o palestrante destacou e discutiu com os profissionais as principais alterações: 

·         As opiniões que eram inseridas nos últimos parágrafos no relatório, o auditor deverá reordenar para o primeiro tópico. Para Marcelo, isso facilitará o entendimento de quem vai ler o documento elaborado pelo auditor.

·          No novo Relatório o auditor é responsável por fazer uma conclusão de continuidade da empresa. O administrador será responsável por formar um conjunto de informações contábeis e financeiras que demonstre para o auditor que a empresa vai continuar no período de 12 meses.

“O novo Relatório tem impactos para todos os envolvidos na empresa. Na linha de frente, o auditor independente, que tem o dever de aplicar as normas e produzir o relatório; os administradores, que são responsáveis pela preparação de informações passíveis de serem auditadas; e os investidores, que começarão a receber relatórios com informações novas e com maior transparência”, disse Marcelo.

Notas Explicativas 

O diretor técnico da 6° Seção Regional do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (IBRACON) Paulo Ricardo Pinto Alaniz conduziu o curso sobre Notas Explicativas. O palestrante destacou questões voltadas às estruturas de apresentação das demonstrações contábeis; os pontos de aprimoramento das notas explicativas, a divulgação de políticas contábeis, entre outros aspectos.

Paulo Ricardo orientou e alertou os profissionais sobre os objetivos das Notas Explicativas. “Elas servem para apresentar informação acerca da base de preparação das demonstrações financeiras e das práticas contábeis utilizadas; divulgar a informação exigida pelas normas que não seja apresentada no balanço patrimonial na demonstração dos resultados, na mutação do patrimônio líquido ou na demonstração do fluxo de caixa; e proporcionar outras informações adicionais que sejam relevantes para uma compreensão das demonstrações financeiras”, explicou.

O palestrante falou ainda sobre o que as empresas devem divulgar no resumo das práticas contábeis.  “A empresa deve divulgar nas notas explicativas o valor dos dividendos propostos ou declarados antes das demonstrações financeiras serem autorizadas para emissão, mas não reconhecida como distribuição aos acionistas; o montante de qualquer dividendo preferencial cumulativo não reconhecido; o domicilio e a forma da entidade, o seu país de registro e o endereço da sede registrada; a descrição da natureza das operações da entidade e das suas principais atividades e o nome da empresa controladora”.

Logo após da explanação, os participantes esclareceram dúvidas e compartilharam situações vividas no exercício da profissão relacionadas aos dois assuntos. 

Foto
© Copyright 2022 - Direitos reservados