CGU firma parceria com o CRCSC para divulgação dos projetos Ouvidoria Ativa e Empresa Pró-Ética
Data: 5 de abril de 2017
Fotos:
Créditos:
O Superintendente da Controladoria-Regional da União no Estado de Santa Catarina (CGU), Orlando Vieira de Castro Junior, e o Coordenador do Núcleo de Ouvidoria e Prevenção à Corrupção da CGU, Rodrigo De Bona da Silva, estiveram no CRCSC para apresentar o Projeto Ouvidoria Ativa e convidar os profissionais da Contabilidade para participarem da ação que ocorrerá no dia 12 de abril, no auditório do TRT, em Criciúma. “O objetivo é ampliar a participação social para melhorar a qualidade dos serviços públicos prestados pelo governo, divulgando os canais da Ouvidoria Geral da União e orientando a sociedade sobre o papel da participação do cidadão para prevenir a corrupção”, explicou Rodrigo De Bona da Silva.
Os auditores da CGU estão promovendo reuniões com a população para receber manifestações incluindo sugestões, críticas, reclamações e denúncias sobre a aplicação do dinheiro público federal na cidade. Depois de Criciúma, as ações da Ouvidoria Ativa da CGU ocorrem em Mafra no dia 27 de maio e em Lages, entre os dias 19 e 20 de junho.
Outro projeto apresentado pela CGU foi o selo Empresa Pró-Ética, uma união de esforços entre os setores público e privado para promover no país um ambiente corporativo mais íntegro, ético e transparente. A iniciativa consiste em fomentar a adoção voluntária de medidas de integridade pelas empresas, reconhecendo publicamente aquelas que, independente do porte e ramo de atuação, mostram-se verdadeiramente comprometidas com a prevenção e o combate à corrupção e outros tipos de fraudes.
A proposta de parceria com o CRCSC visa estimular a participação de novas empresas e setores no programa. “O Pró-Ética é uma maneira de aproximar o mundo empresarial do poder público”, afirmou o Superintendente da CGU. Para o presidente do CRCSC, Marcello Seemann, “o programa é uma excelente oportunidade para mudar essa cultura de levar vantagem, que ainda é muito forte no país. Todas as empresas têm contador, vamos divulgar o Pró-Ética no Estado todo, pois Santa Catarina merece ter muitas empresas conquistando este selo.”
Saiba mais
Criado em 2010, em parceria com o Instituto Ethos, em 2016 o Pró-Ética registrou um recorde histórico de inscrições. No total, 195 companhias manifestaram interesse em participar (101% superior a 2015), e 25 empresas foram aprovadas. Todo o processo é voluntário e gratuito. Neste ano, o prazo para participação vai até 28 de abril. Saiba como inscrever sua empresa.
