CRCSC no Movimento Abril Verde
Data: 19 de abril de 2017
Fotos:
Créditos:
O mês de abril é um período de mobilização necessária para tratar do tema das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. Por isso o Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC) vem apoiando o Movimento Abril Verde, uma iniciativa que tem o objetivo reduzir os acidentes de trabalho e os agravos à saúde do trabalhador, além de mobilizar a sociedade para prevenção das doenças que ocorrem em decorrência do trabalho.
A participação da sociedade, dos órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações e federações, é importante para organizar esse movimento, concentrado em alertar sobre os problemas que ocorrem no trabalho, ajudando a diminuir os acidentes e promovendo saúde ao trabalhador.
Alerta - Segundo dados da OIT (Organização Internacional do Trabalho), divulgados em 2013, 2 milhões de pessoas morrem por ano por conta de doenças ocupacionais no mundo. Os dados da OIT colocam o Brasil como 4º colocado no ranking mundial de acidentes fatais de trabalho. São quase 4 mil mortes anualmente em decorrência de acidentes de trabalho em nosso país.
Para o CRCSC, apoiar o Movimento Abril Verde é acreditar que se pode fazer mais por um trabalho saudável e sem acidentes. Somente com o envolvimento, com a troca de informações, é que se pode favorecer uma cultura de prevenção à vida e à saúde no ambiente de trabalho. É tempo de tratamento justo e igualitário perante a lei para mortes e acidentes de trabalho.
Saiba mais
O mês de abril é um período de celebrações. O Dia Mundial da Saúde é comemorado em 7 de abril, data instituída pela Organização Mundial da Saúde, definindo a saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade. E, no dia 28, pessoas de todo mundo celebram o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, data instituída por sindicatos canadenses e escolhida em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969. No Brasil, em maio de 2005, foi promulgada a Lei No. 11.121, que criou o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.
