Free cookie consent management tool by TermsFeed
Notícias

CRCSC faz ação solidária com idosos em Santa Catarina


Data: 30 de novembro de 2017
Fotos:
Créditos:


Na tarde de 30 de novembro de 2017, conselheiros e colaboradores do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC) realizaram visitas e doações a diversos lares de idosos pelo Estado. A ação solidária aconteceu nas cidades de Araranguá, Campos Novos, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Joinville, Xanxerê, Palmitos e Caçador. 
 
Em Biguaçu, na Grande Florianópolis foi visitado o Lar Osvaldo Alipio da Silva, fundado em 1988 e que atualmente atende 31 idosos, sendo 11 homens e 19 mulheres. Márcia Porto Trajano, coordenadora do asilo, agradeceu a iniciativa do CRCSC. “É maravilhoso e não há sentimento que explique a alegria de recebê-los. É importante que instituições como a de vocês colaborem com a causa de casas como a nossa. Somos gratos, porque esta doação vai ajudar - e muito - no nosso dia a dia”, comentou. 
 

 

 

Para Valdecir Sagaz, conselheiro suplente na atual gestão do CRCSC, e que a partir de 2018 será conselheiro efetivo, falou da alegria de doar. “Estarei sempre engajado neste tipo de ações sociais porque é um momento de pensar além de nós, também como sociedade, e fazer com que este ato atinja outras pessoas. Só quem participa destes momentos sabe da alegria que é doar carinho para essas pessoas”, disse. 
 
A professora universitária e contadora Maria Denise Henrique Casagrande, que participa há cinco anos do Programa Voluntariado da Classe Contábil (PVCC), fala que o momento com os idosos é uma dádiva. “Eu acho maravilhoso! Fui cuidadora das minhas avós e do meu pai, e é gratificante estar com eles levando um pouco de alegria. De todas as ações que eu participei, essa foi uma das melhores. É um pessoal alegre, divertido, e o Conselho não pode deixar essa ação morrer”, argumentou.
 
Danielly Cunha de Souza, bibliotecária do CRCSC e responsável pela ação com idosos, reforça que o objetivo não é apenas trazer doações para os lares e sim algo maior que isso. “Não é só pela doação que a gente traz, mas pelo pouquinho de carinho que a gente dá para eles, a atenção, porque é isso que fica na memória dessas pessoas, que estão aqui muitas vezes abandonadas." Marcelo Machado de Freitas, que também compõem o PVCC, declarou que “a iniciativa do CRCSC é louvável, de incentivar os contadores a participar de momentos como este. Quem não puder participar, pode ajudar com doações, porque muitas casas como esta sobrevivem somente com este tipo de apoio”, reforçou.

 

 

 

A idosa Ivanir de Souza, moradora do asilo, recebeu os conselheiros do CRCSC com muita alegria. “É uma felicidade receber pessoas e grupos assim na nossa casa”. Já a colega dela Maria de Fátima Oliveira, que mora há dois anos na casa e se diz muito feliz naquele ambiente, convida o Conselho para voltar outras vezes. “Podem vir sempre, a hora que quiserem, porque foi maravilhoso passar a tarde com vocês”, declarou.
 
“Esta ação é um presente de Deus, a gente aprende muita coisa, e eles ficam felizes de participarmos e darmos atenção, que é o que falta nos asilos e casas de repouso, onde, muitas vezes, a família não aparece”, disse Isaura Junckes da Silva, conselheira suplente do CRCSC. Humberto Costa Dutra, conselheiro que compareceu ao evento solidário pela primeira vez, classificou o encontro como primoroso. “É a primeira ação solidária do CRC que participo e fiquei muito contente. Vou continuar participando daqui pra frente de momentos tão belos como este”, ressaltou.
 
Asilo São Vicente de Paulo - momentos de alegria
 
Foi com muita música, lanche da tarde e a tão aguardada chegada do Papai Noel que os idosos do Asilo São Vicente de Paulo, de Criciúma, passaram alguns momentos de carinho e alegria proporcionados pela Ação com Idosos. A iniciativa envolveu contabilistas, numa parceria entre o Sindicato dos Contabilistas de Criciúma e o Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina, no último dia 29 de novembro.
 
Além de contar com a participação de voluntários, a ação ainda envolveu a doação de alimentos não perecíveis e presentes aos idosos, seguindo uma programação dos Sindicatos dos Contabilistas do CRCSC em várias cidades do Estado. O presidente do Sindicont, Adilson Pagani, agradeceu a presença dos contabilistas voluntários e enfatizou que não custa nada participar de alguns momentos como este. A delegada do CRCSC na região, Lédia Therezinha Zaccarão, destacou que é muito gratificante se envolver, ajudar e participar. E proporcionar uma tarde mais alegre e solidária como esta já faz parte de ações do CRCSC. 
 
Para a assistente social do asilo, Maria Scotti, os custos do local dependem muito da solidariedade das pessoas. “Só temos a agradecer. Iniciativas como a desse grupo só nos motivam ainda mais. E trazer essa alegria a muitos que nem têm família é muito gratificante, principalmente nessa época do Natal”, comenta.
 

 

Foto
© Copyright 2022 - Direitos reservados