Escritório contábil é agraciado com o Troféu Responsabilidade Social
Data: 24 de novembro de 2011
Fotos:
Créditos:
O deputado Volnei Morastoni (centro), com a contadora Raquel Souto e o representante da Assembleia na comissão mista que desenvolveu o projeto, contador Neroci Raupp.
A área contábil – na figura do escritório M&M Assessoria Contábil, de Florianópolis – foi agraciada com o Troféu Responsabilidade Social, instituído pela Assembleia Legislativa, com a participação direta do Conselho Regional de Contabilidade (CRCSC) e mais sete entidades. Também receberam o Prêmio outras quatro empresas: a Celulose Irani (Joaçaba), Pré-Vale Pré-Moldados de Concreto (Ibirama); Nexxera Tecnologia e Serviços (Florianópolis) e Prosul (Florianópolis). A entrega acontecerá dia 30, às 19 horas, em sessão especial no Plenário Deputado Osni Régis.
A relação das vencedoras foi anunciada nesta quarta-feira pelo deputado estadual Volnei Morastoni, em entrevista coletiva que contou com a participação da contadora Raquel Souto, representante do CRCSC, que preside a comissão mista criada no ano passado para desenvolver o projeto e definir os critérios de avaliação.
Ao todo, 54 empresas e entidades com fins não econômicos se inscreveram nesta primeira edição, sendo que 40 delas se mostraram aptas a receber a Certificação de Responsabilidade Social do Poder Legislativo (veja relação abaixo). “A partir dessa etapa, foi iniciado um novo processo, com o objetivo de definir – entre as empresas inscritas – aquelas que faziam jus ao Troféu”, explicou Souto. Para ser mais justa, a premiação dividiu as empresas em três grupos (grande, média e pequena) e dois segmentos (indústria e comércio/serviço/turismo).
Ao final, conforme a representante do CRCSC, ficaram evidenciados alguns pontos bastante gratificantes: “Foi constatada uma preocupação muito grande para com a comunidade local, bem como uma participação significativa das pequenas empresas, mostrando que a responsabilidade social não está restrita aos empreendimentos de grande porte”.
Na hora da análise, o peso maior foi dado ao retorno que as ações proporcionaram aos diversos stakeholders, e não ao valor investido.
O prêmio e a certificação foram criados pela Lei Nº 12.918, de 23 de janeiro de 2004. No ano passado, por iniciativa do presidente do Poder Legislativo, deputado Gelson Merisio (PSD), foi constituída uma comissão mista para regulamentar a matéria, de forma a conceder a distinção anualmente a empresas e entidades com fins não econômicos com atuação de destaque no setor social.
Além do CRCSC, participaram da comissão mista representantes da Assembleia Legislativa, Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência (Conede), Fampesc, Fiesc, Sebrae/SC, Fecomercio e Observatório Social de Florianópolis.
EMPRESAS VENCEDORAS DO TROFEU RESPONSABILIDADE SOCIAL
Grande Empresa
Média Empresa
Pequena Empresa
EMPRESAS E ENTIDADES COM FINS NÃO ECONÔMICOS QUE RECEBERAM A CERTIFICAÇÃO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL
Fonte: Márcia Quartiero / Assessoria de Comunicação CRCSC / Fotos Carlos Kilian/Alesc