Adesão ao Comprasnet passa a ser totalmente digital
Data: 2 de julho de 2019
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Medida irá gerar autonomia para os órgãos e redução de tempo nos processos de aquisição
Desde a segunda-feira, 1º de julho, agentes de compras que tenham interesse em utilizar atas de registro de preços e realizar licitações por meio do sistema de compras públicas do governo federal Comprasnet/Siasg poderão se cadastrar de forma totalmente online. O novo acesso ao sistema está disponível para órgãos e entidades da União, estados, Distrito Federal e municípios.
“O processo de cadastramento demorava dias para ser concluído. Era necessário envio de ofício, assinatura de termo de adesão e envio de senhas via postal”, afirma o secretário de Gestão, Cristiano Heckert. Além da digitalização do primeiro cadastro de acesso ao sistema, a inclusão de novos perfis de agentes de compras vinculados ao órgão – como pregoeiros, homologador e gestor de ata – também será via internet. Após o cadastro no sistema, o órgão poderá realizar pregões eletrônicos, aderir a atas de registro de preços do governo federal, entre outros serviços.
A primeira instituição a usar o novo módulo de acesso foi a Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Roraima. “A adesão de forma eletrônica irá gerar autonomia para os órgãos, além de reduzir os prazos de acesso e de gestão dos processos”, disse Heckert.
Atualmente, o ComprasNet conta com mais de 11 mil unidades administrativas que interagem com o sistema para diversas atividades como a realização de pregões eletrônicos, registros de contratos, publicações no Diário Oficial da União, gestão e utilização de atas de registro de preços.
As instituições interessadas em utilizar as funcionalidades do Comprasnet devem seguir o seguinte passo a passo:
- Acessar o site Compras Governamentais
- Cadastrar informações básicas e criar senha inicial;
- Fazer download e assinatura do Termo de Acesso;
- Incluir documentações comprobatórias no sistema;
- Aguardar homologação do Ministério da Economia (órgão central).
Em caso de dúvidas, acesse:
- www.portaldeservicos.planejamento.gov.br
- 0800 978 9001
- LIA – chatbot com atendimento automático disponível em comprasgovernamentais.gov.br
Fonte: Ministério da Economia
